1 de fevereiro de 2015

Esaú e Jacó: Coragem ou caráter?

Duas histórias em uma: Grávida de gêmeos Rebeca é avisada: "Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor." O que isso queria dizer? Momento importante para entender injustiça deita a Jacó. Não é ele um enganador? É!? Quem disse?

1 - Esaú, o preferido de seu pai, Isaque, não valorizava sua primogenitura. Faminto ele pede um pouco do ensopado que Jacó havia preparado o qual propõe: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho". A resposta: "Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?" Percebeu? Venda e, "para que me servirá?".

2 - Jacó, o preferido de  Rebeca, nasceu agarrado ao calcanhar do irmão, por isso o seu nome (o suplantador). Era também mais caseiro e atento à tradição da família enquanto Esaú era inconsequente: casou-se com Judite e Basemate comprometendo a descendência. "Essas jovens hititas tornaram-se uma grande amargura para Isaque e Rebeca"

3 - Rebeca ouviu a conversa de Isaque com Esaú: Trazer uma caça e fazer um gizado para receber a bênção da descendência. Então, ela disse a Jacó que se antecipasse ao irmão ao que ele retrucou: “Vê: meu irmão Esaú é peludo. E se meu pai me apalpar? Poderá entender que estou tentando enganá-lo, em vez de bênção, atrairei sobre mim maldição."

4 - "Afirmou-lhe sua mãe: 'Que tal maldição recaia sobre mim, meu filho! Tão-somente faze o que te peço: traze os animais para mim!'". Isaque já não enxergava então Rebeca vestiu Jacó com as roupas do irmão, cobriu as mãos e a parte lisa do pescoço com as peles dos cabritos "e, por fim, entregou a Jacó a refeição saborosa e o pão que tinha feito."

5 - Jacó obedeceu, passou-se por Esaú recebendo a bênção de Isaque. Ao descobrir tudo "Esaú gritou com grande amargura 'Abençoa-me de igual modo, meu pai!' e  acrescentou: 'Com razão se chama Jacó: foi a segunda vez que me enganou. Ele tomou(!?) o meu direito de primogenitura e eis que agora tomou (Jacó ou Rebeca?) também minha bênção!'"

6 - Reações: 1) Isaque não repreendeu Jacó pleo que fez; 2) Esaú passou a odiar o irmão e planejou matá-lo; 3) Rebeca ao descobrir o plano avisou a Jacó e 4) Jacó fugiu para casa de seu tio conforme o plano de sua mãe. Lá, casou-se com suas primas dando continuidade a descendência dentro da família. Lembra do desastre de Agar a egípcia?

Conclusão: Esaú era forte e valente, mas também irresponsável, inconsequente e vingativo. Sabendo que as cananitas não eram do agrado de seu o pai "tomou como mulher, além das que já possuía, Maalate, filha de Ismael (o filho de Agar)". Jacó não era forte ou valente, mas era obediente a seus pais e atento aos valores de Deus e da família. Entre a coragem e o caráter parece ser mais fácil tornar alguém corajoso do que mudar a sua índole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...