16 de março de 2013

Texto áureo da Bíblia: João 3:17 – para cristãos

Se alguém perguntar a um cristão qual o texto áureo da Bíblia, João 3,16 ganha disparado.

De fato é um dos poucos versículos completos da Bíblia com  introdução, desenvolvimento e conclusão. Ele é o versículo que resume o plano salvífico de Deus para o homem. São livros e livros, pregações e mais pregações a respeito dele. Se você digitar “João 3:16” no Google encontrará 9,5 milhões de ocorrências, só hoje, amanhã ...

Menos popular, com apenas  2,9 milhões de ocorrências, existe um versículo tão belo e tão fundamental para nós cristão, principalmente para os cristãos “pós-modernos” ocidentais. Vale  muito a pena rever João 3,17: 1) Se cremos que Jesus é Deus; 2) Se cremos ser a Bíblia é a Palavra de Deus, então é melhor repensarmos o nosso cristianismo a luz do que nos afirma este versículo.

No versículo, anterior, o  16, temos o Pai oferecendo o próprio Filho para salvar o homem. Salvar foi a missão de Jesus, e só foi essa sua missão. É o que nos afirma o versículo 17. Ele também começa com “porque” como o anterior, logo trata-se da mesma explicação.

Ora, se Ele, o Filho, não veio condenar o mundo, mas salvá-lo, de onde será que vem esta ideia de julgar/condenar as pessoas? de Deus? de Jesus? de onde? Não sei de nenhum lugar na Bíblia onde Jesus julgou alguém. Onde está escrito tal coisa? E se tivesse escrito? Com que direito julgamos, nós, os outros?

Um parêntese: Julgar, aqui, é condenar, é não usar de misericórdia. Não é o mesmo que discernir/conhecer de Mateus 7,15-20. Pelos frutos (os resultados) conhecereis a árvore (os profetas). Claro, acautelando-se dos falsos. Isto é, não dando ouvidos as suas profecias erradas.

Julgar é algo tão sério mesmo no contexto de Mateus, no capítulo 7, de forma clara lemos: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (vs 1 e 2).

Nós não temos nenhuma autoridade para julgamos/condenamos as pessoas. Nem mesmo o Filho fez tal coisa. Pelo contrário, diante diante do evidente e condenável pecado da mulher adúltera Jesus foi misericordioso:: “... Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? ... Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” (João 8,10-11).


Se cremos serem as palavras de João 3,17 verdadeiras e se levarmos a sério o que elas dizem, então é melhor revermos que cristianismo é esse que julga/condena o próximo. Porque, se Deus também leva a sério as Suas palavras dirá a cada um dos julgadores naquele dia: “... o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” (Tiago 2,13).

João 3,17:  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

Portanto, se Ele não condenou, não seja eu a fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...