24 de fevereiro de 2015

Os sete mergulhos de Naamã!

A “moda” são os sete mergulhos de Naamã? Que história é essa?


Naamã, capitão do exército do rei da Síria, estava leproso quando soube pela pequena escrava israelita que havia um profeta em Israel que poderia curá-lo. Ao chegar à casa de Eliseu ficou à porta. “Então este mandou um mensageiro dizer-lhe: ‘Vai lavar-te sete vezes no Jordão e tua carne te será restituída e ficará limpa!’”

“Naamã, sentindo-se insultado, retirou-se reclamando: ‘Ora, porventura os rios de Abana e Farfar de Damasco não são melhores do que todas as águas de Israel?’”

Após ouvir um sábio conselho, ele foi, mergulhou sete vezes e ficou curado. Cheio de gratidão Naamã voltou e insistiu com Eliseu para que recebesse as muitas e preciosas ofertas que havia trazido, ao que respondeu convicto Eliseu: “Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei.”

Mas será que não podia? Pelo menos uma ajudinha “pro café”!

“Quando Naamã já estava a certa distância, Geazi, o servo de Eliseu, o homem de Deus, protestou: ‘O meu senhor poupou este sírio Naamã, negando-se aceitar dele alguma gratificação do muito que trazia! Tão certo como vive o SENHOR, irei atrás dele e receberei dele alguma recompensa!’”

Correu e, alcançando o Naamã, mentiu dizendo que Eliseu precisava de alguns bens para visitantes inesperado recém-chegados a casa de Eliseu. Em casa, Eliseu confrontou o servo mentiroso e ganancioso: “Certamente este não era o momento para receberes prata e roupa, tampouco para cobiçares olivais, vinhas, ovelhas, bois, servos e servas!”

Resultado? Disse Eliseu: “‘Por esse motivo a lepra, a enfermidade que assolava a pele de Naamã, atingirá a tua pessoa e todos os teus descendentes para sempre!’ E assim Geazi saiu da presença de Eliseu já leproso, e seu corpo parecia coberto de neve.”

Essa é a historia de Naamã segundo o livro de 2 Reis no capítulo 5. Qualquer coisa diferente disso, não está na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...