12 de fevereiro de 2015

O que é mais importante, dizer ou agir?

1 - Questionado por religiosos sobre a autoridade para ensinar sobre o Reino de Deus, Jesus propõe uma parábola sobre um homem o qual pede aos dois filhos: "Filho, vai trabalhar hoje na vinha". O primeiro disse: "'Não quero ir'. Todavia, mais tarde, arrependido, foi." O segundo "respondeu: 'Sim, senhor!' Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?" Cont ...

2 - Responderam: "O primeiro". Disse Jesus: "Com toda a certeza vos afirmo que os publicanos e as prostitutas estão ingressando antes de vós no Reino de Deus." Quem!? Publicano: cobrador de taxas/impostos). Classe detestada por judeus e outras nações por causa de seu trabalho, sua crueldade, avareza e engano usados para realizar sua tarefa. Cont ...

3 - Uma questão de gênero: de um lado publicanos, do outro prostitutas. Prostituta: mulher praticantes da porneia. Relação sexual ilícita como adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, zoofilia, incesto, além de relação entre divorciados). Jesus cita dois grupos detestáveis daquela sociedade. Mas por que logo estes?

4 - Ao afirmar que publicanos/prostitutas entram primeiro no Reino de Deus, Jesus: 1) Não está dizendo que os religiosos não entram; 2) Não está se limitando apenas a estes dois grupos; 3) Não está enaltecendo o comportamento deles; 4) Não está afirmando uma prática errada dos religiosos. Explica Jesus: "João veio para vos mostrar o caminho da justiça, mas vós não acreditastes nele; em compensação, os cobradores de impostos e as meretrizes creram."

5 -  Tanto os publicanos quanto as meretrizes, creram e, certamente, mudaram suas práticas. Mudanças vindas do coração. Por outro lado, as boas práticas dos religiosos não eram sinceras, a ponto de questionarem Jesus sobre quem lhe dera autorização para ensinar tais coisas. Ou seja, viam as mudanças nas pessoas, mas ainda assim faziam críticas a Ele e a João Batista. Agir é melhor que dizer (lembra da parábola?). Mas um agir sincero é prioridade para Deus. Religiosidade? Está em segundo plano, segundo o ensino de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...