16 de outubro de 2018

Direitos Humanos - um princípio divino

A ordem de culto da Junta de Missões Nacionais, com foco nos excluídos, faz menção a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) de 1948 que completa 70 anos em 2018. Tudo começou durante a Segunda Guerra quando os aliados (países que lutaram contra o Nazismo e o Fascismo) adotaram as Quatro Liberdades: liberdade da palavra e da livre expressão, liberdade de religião, liberdade por necessidades e liberdade de viver livre do medo. O primeiro rascunho da Declaração foi escrito pelo jurista canadense John Peters Humphrey. A maior preocupação da ONU era com a barbárie que levou a morte de dois terços dos judeus na Europa (6 milhões) durante a Segunda Grande Guerra. “Nós os povos das Nações Unidas estamos determinados a salvar as gerações futuras do flagelo da guerra, que por duas vezes na nossa vida trouxe incalculável sofrimento à Humanidade”.

O Brasil, que assinou acordo com a ONU, celebra, também este ano, 30 anos da Constituição Cidadã (1988), assim chamada porque foi a que mais avançou nas áreas dos direitos sociais, sobretudo no direito aos excluídos: tema da Junta. Na Constituição estão garantidos muitos direitos defendidos pela Declaração. O direito à propriedade privada e à liberdade religiosa (Arts. 17 e 18 da Declaração) são alguns exemplos. O direito à vida, a liberdade, a dignidade, a justiça, a propriedade etc. são valores defendidos também na Escritura Sagrada.

O Senhor condena a tortura (Êxodo 21.27), deseja a prática da justiça (Miquéias 6.8), afirma que a terra a Ele pertence, por isso traz a chuva e o sol para justos e injustos (Mateus 5.45). O Pai, sabendo o quanto o homem não o compreendia, enviou, por fim, o Filho. Enviou como homem para nos ensinar a plenitude da nossa humanidade, o amor. Jesus se entregou à tortura e à morte por amor a todos os homens, bons e maus (ou seriam todos maus?). No entanto, em Jesus, o Direito Humano se converte em um amor radical. Um amor que somente os filhos de Deus conhecem.

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.44)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...