26 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo: Promessas para 2011

Não, o título não está atrasado um ano. Parece incoerente? Neste caso pergunto: Por que deixamos de cumprir tantas promessas que fizemos no ano passado? Proponho algumas sugestões para que, no próximo ano, você olhe para 2012 feliz com tudo que aconteceu.

Tudo começa hoje
No meu tempo de exército era muito comum os soldados serem detidos porque tiravam a cobertura (chapéu ou quepe colocado sobre a cabeça) quando estavam fora do quartel. Ela faz parte do uniforme, portanto é uma violação não usá-la. Determinei que tudo dependeria do primeiro dia. “Se eu puder chegar a casa sem retirá-la, ainda que ninguém descubra, serei capaz de fazê-lo o ano todo”. E assim fiz. Vai começar uma dieta em 2012? Digo que não vai mesmo! Você já fez esta promessa antes, lembra? Comece hoje! Isso mesmo em pleno período de festas. Se conseguir hoje, conseguirá o ano inteiro (comece não comendo em excesso). Vai começar a caminhar em 2012? Não, comece hoje! Vai tentar, outra vez, ler a Bíblia toda em 2012. Você conseguiu antes? Se não, comece hoje!

Seja equilibrado
Faça uma lista das promessas feitas para 2011 e separe; 1) o que fez, 2) o que faltou e 3) o que fez sem ter planejado. Pensando nos dois últimos itens (o que não fez e o que não planejou) digo: Também deixei de fazer algumas coisas outras, deixei porque minha filha chegou em fevereiro e minhas prioridades mudaram. Então, para 2012, faça uma lista menor, mas que você possa cumprir. Assim você se sentirá motivado quando concluir suas metas. Imprevistos acontecem e uma lista grande de tarefas acaba por gerar frustração. Seja equilibrado. Tenha uma boa margem de segurança para os imprevistos. Se sobrar tempo então, se permita fazer algo a mais.

Planeje sem paranoias
Tão importante quanto planejar é ser capaz de mudar. Planeje, mas seja flexível com você mesmo. Se algo apareceu no meio do caminho mais importante então interrompa e faça. Nem sempre mudar significa falta de organização. Do mesmo modo, se algo pode ser feito logo, faça. Melhor sobrar tempo que faltar. Tome nota dos seus objetivos, assim você será capaz de reorganizar suas prioridades sem deixar nada por fazer. Planeje, seja organizado, mas sem paranoia.

Portanto, tenha um 2012 cheio de realizações. Comece aquilo que é possível, hoje; seja equilibrado ao traçar suas metas; e planeje sem se torturar porque algo saiu diferente ou fora da ordem planejada. Seja atento para não deixar o ano passar em branco e seja leve com você. Não se imponha uma carga maior do que possa suportar.
Tenha um feliz (Feliz mesmo) 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...