16 de dezembro de 2011

Crescendo: Justiça - enquanto igualdade.

Nestas últimas décadas o que mais se perdeu, em todos os sentidos, foi o entendimento do que sejam os conceitos. Um destes conceitos perdidos é o conceito de justiça. Muitos confundem lei com justiça. “Dura lex, sed Lex” a lei é dura, mas é a lei; dizem. Mas o que diz a Palavra de Deus sobre isso? Será ela concorda com este conceito? Ou quem sabe possamos perguntar: qual o conceito de justiça à luz da Bíblia?

Sem pretender esboçar uma suma teológica a respeito alguns pontos podem ser destacados.

Justiça enquanto igualdade.
No livro de Mateus lemos a história de um homem que devia dez mil talentos ao seu senhor. Implorando por misericórdia para que tivesse mais tempo para pagar, o senhor fez o inesperado: perdoou-lhe a dívida. Entretanto, o homem não usou da mesma misericórdia que pedira (tempo para pagar a dívida) tão pouco foi capaz de fazer ao outro como lhe haviam sido feito (o perdão da dívida).

Ao saber da história o senhor censura aquele servo pela falta de tratamento igual com o seu conservo: “Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” (Mateus 18.33).

Como tem sido nossa justiça? Segundo a Bíblia não se trata de valores, mesmo porque o conservo devia 600.000 vezes menos que o servo devia ao seu senhor. O que deixou o senhor bravo foi a falta de compaixão. Ambos pediram que tivesse compaixão e lhes dessem tempo para pagar a dívida. O servo obteve mais que isso, recebeu o perdão dela. Mas o conservo não recebeu nem mesmo o que pediu: tempo. Ao contrário, foi-lhe imputada a lei: “antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida”. (Mateus 18.30b).

Ao cumprir a lei o servo foi injusto com seu conservo. O nosso Senhor espera que pratiquemos a justiça, nem sempre a lei. Neste caso, espera de nós que façamos o mesmo que Ele faz conosco. Ou seja, que tratemos os outros do mesmo modo, com igualdade. Justiça aqui é igualdade. Igualdade no tratamento que recebemos, cujo referencial não são os homens e suas leis, mas o tratamento do Senhor e a Sua justiça. Foi por essa razão que o senhor se zangou com seu servo “Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste” (Mateus 18.32b).

Afinal, qual a justiça havemos de praticar: a justiça dos homens, e suas leis, ou e a justiça de Deus, muito maior que a destes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...