4 de março de 2014

Mohandas Karamchand Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi, Mahatma Gandhi, advogado, pacifista da humanidade, principal personalidade da independência da Índia e defensor da revolução por meio da não violência (Satyagraha) influenciou outros ativistas como Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.

Filho do primeiro-ministro do minúsculo principado onde vivia foi estudar direito na University College, Inglaterra, contrariando os regulamentos de sua casta. De volta à Índia, em 1891, Gandhi não teve sucessos como advogado (era muito tímido) e acabou representando uma firma hindu na África do Sul local de notória discriminação racial o que acabou por despertou sua consciência social

Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, Porbandar, na Índia ocidental, hoje estado de Gujarat, e foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, Nova Déli, União da Índia, aos 78 anos. Seu funeral foi digno de um chefe de Estado.

A Canção Celestial, escritura hindu, e o “Sermão da Montanha”, do Evangelho de Mateus, se tornaram, mais tarde, suas “bíblias” e guias de viagens espirituais.
Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia.

Indicado cinco vezes ao Nobel, Gandhi nunca recebeu o prêmio. No entanto, quando o Dalai Lama Tenzin Gyatso recebeu o prêmio em 1989, o presidente do comitê disse que o prêmio era “em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi”.

Mahatma Gandhi levou as últimas consequências o princípio da não violência.
Possuo a não-violência do corajoso? Só a morte dirá. Se me matarem e eu conseguir ter, uma oração nos lábios pelo meu assassino e o pensamento em Deus, ciente da sua presença viva no santuário do meu coração, então, e só então, poder-se-á dizer que possuo a não-violência do corajosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...