15 de fevereiro de 2014

Nelson Rolihlahla Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela, advogado, político, filantropo e maior líder político da África do Sul contra o Apartheid. Libertado em 1990, após 27 anos na prisão, tornou-se o primeiro presidente negro Sul-Africano em 1994 um ano depois de receber o Nobel Paz (1993).

Nelson foi o nome dado a Mandela por sua professora quando ele tinha nove anos de idade.
Ninguém na minha família nunca havia frequentado a escola [ ...] No primeiro dia de aula minha professora, senhorita Mdingane, deu a cada um de nós um nome Inglês . Este era o costume entre os africanos naqueles dias e foi, sem dúvida , devido à viés britânica de nossa educação. Naquele dia, senhorita Mdingane me disse que o meu novo nome era Nelson. Porquê este nome particular, eu não tenho nenhuma ideia .

Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvezo, Cabo Oriental, na antiga União Sul-Africana e morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, em Joanesburgo, Gauteng, África do Sul, país que ajudou a refundar. Dedicou a sua vida ao ideal de construir uma nação justa com igualdade entre todas as pessoas.

Nós, o povo da África do Sul, declaramos por todo o nosso país e para o mundo a saber: Que a África do Sul pertence a todos os que vivem nela , negros e brancos, e que nenhum governo pode afirmar autoridade a menos que seja baseado na vontade do povo.

Viveu e morreu por esse ideal. “Estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia e com oportunidades iguais. ... Mas, meu Senhor, se preciso for, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.”

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
Fundação Nelson Mandela: http://www.nelsonmandela.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...