Em meados de 1950 Madre Teresa, seu nome católico, foi autorizada pelo Papa Pio XII a iniciar uma congregação religiosa que deveria se chamar Congregação Diocesana de Calcutá, na cidade que acabou por completar o nome da religiosa.
Madre Teresa nasceu em 26 de agosto de 1910 em Üsküp, então capital de Vilayet de Kosovo, subdivisão do Império Otomano - atual Skopje, capital da República da Macedônia - e faleceu 5 de setembro de 1997 aos 87 anos em Calcutá, Índia. De etnia albanesa, foi naturalizada indiana em 1950.
A vida dedicada aos pobres acabou por conceder-lhe o prêmio Nobel da Paz de 1979 e causar certo desconforto à líderes e religiosos.
“O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.”
Morreu de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da princesa Diana de Gales. Apesar da vida simples, a Índia quebrou a tradição lhe concedendo um funeral de chefe de Estado. Morreu como viveu, trabalhando.
“Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca foi entre você e os outros.”
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mission%C3%A1rias_da_Caridade
http://en.wikipedia.org/wiki/Mother_Teresa
http://www.motherteresa.org/
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/inatl/longterm/teresa/stories/funeral0915.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço por seu comentário. Volte sempre.