26 de abril de 2015

Limites e limitações

Segundo os dicionários a palavra limite está associada à ideia de fronteira, espaço e tempo, entre outros, que determinam o fim de algo ou alguma coisa. Mesmo subjetivamente há uma clara intenção de identificar até quando ou onde se pode ir. Neste sentido, é possível admitir ir além dos limites, porque limite é, em última análise, um acordo o qual pode ser quebrado. Ultrapassar fronteiras, avançar além do tempo determinado e até mesmo superar uma expectativa é ir além dos limites.

No 13º Congresso Vida Radiante o preletor, pastor João Melo da PIB em Vila da Penha, falou sobre limitações dando exemplo de Moisés. “eles não acreditarão em mim ... Eu nunca fui bom orador, nem antes, nem agora” (Êx 4.1-10). Há uma evidente diferença entre os dois termos: limite e limitação. Limitação aponta para imperfeição, insuficiência ou impossibilidade e, neste caso, não há como superá-la.

Ora, Moisés foi o grande líder na libertação de Israel e, embora pudesse superar alguns limites, não podia vencer suas limitações. Reconhecer isso foi a sua virtude. Quem não respeita limites pode, sim, ir além (ainda que venha pagar o preço), mas quem não percebe suas limitações sempre se vê em apuros.

Na gerontolescência* da vida não é mais possível correr, pular e plantar bananeiras como se fazia antes; não é mais possível lembrar tantas coisas, fazer tantos cálculos e decorar tantas informações como no passado; porque o tempo impõe limitações físicas e cognitivas. No entanto, Deus ajudou Moisés a superar suas limitações: “Arão, o levita, não é teu irmão? Eu sei que ele fala bem... Ele falará ao povo em teu lugar. Assim, ele será a tua boca ...  Portanto, levarás essa vara na tua mão e realizarás os sinais com ela” (Êx 4.14-17). Diante da incredulidade, uma simples vara é o instrumento de sinais poderosos. Diante da impossibilidade física, Arão é a boca de Moisés.

Se, por um lado, é possível ultrapassar os limites pelas próprias forças, por outro, Deus pode superar nossas limitações pelas forças Dele. E o melhor, neste caso, as consequências são sempre boas. É preciso respeitar os limites e deixar Deus superar as nossas limitações.

*Gerontolescente é aquele que reinventa o ato de envelhecer (Alexandre Kalache).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...