11 de novembro de 2014

Entre o devaneio e o bolo de farinha

Encontramos basicamente três definições para a palavra sonho. A primeira diz respeito ao “Conjunto de imagens ou pensamentos, frequentemente disparatados e confusos, que se apresentam à mente durante o sono”. A segunda refere-se a “utopia, imaginação sem fundamento ou a uma ideia absurda: um devaneio”. A terceira faz alusão ao “bolo muito fofo feito de farinha e ovos, passado em açúcar e quase sempre recheado de creme”. Justamente na segunda, encontra-se, meio perdida, a definição motriz da vida humana. Sonho: “Desejo intenso e constante, aspiração”.

Para Cristóvão Colombo, chegar às Américas não era um devaneio, era uma certeza. Para Santos Dumont, o avião não era uma ilusão, era uma questão de tempo. Para Thomas Edison, a lâmpada elétrica não era uma ficção, era um aprendizado. “Eu não falhei 10 mil vezes. Eu não falhei uma vez. Eu tive sucesso em provar 10.000 maneiras que não vai funcionar”, disse o inventor da lâmpada.

No livro do profeta Joel lemos: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Jl 2,28). Ou, “sonharão sonhos”, numa tradução mais literal.

Para que os sonhos se realizem é preciso desejar ardentemente e também se esforçar sem nunca desistir. Sonhar sonhos significa confiar mesmo quando tudo parece dizer o contrário, mesmo que o sonho pareça um devaneio. Certamente existem sonhos que são apenas quimeras, mas sonhar faz parte da vida. No texto de Joel os sonhos vêm do Espírito de Deus, exatamente o mesmo que ao soprar nas narinas do homem deu-lhe o fôlego da vida “e o homem foi feito alma vivente.” (Gn 2,7).

Entre o devaneio o bolo de farinha existe o desejo ardente e intenso de realizar. Essa forte aspiração, também chamada de sonho, é que move pessoas como Colombo, Dumont, Edison, eu e você. Sonhe! Sonhar coisas boas sempre é algo inspirado por Deus. – Leonardo Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...