26 de abril de 2014

O que é adoração segundo a Bíblia

Adoração é uma palavra cada vez mais presente no meio evangélico. Nos cultos, nos musicais, nos congressos etc., ela sempre aparece. Mas, qual o significado de adoração? Qual a relação dela com as músicas e com as mãos estendidas? Afinal, qual o significado de adoração à luz da Bíblia?

A palavra adoração aparece 278 vezes no AT sendo a palavra שָׁחָה (xarrá) é a mais usada.  Adorar (שָׁחָה) significa: curvar-se em adoração, inclinar-se para baixo, fazer homenagem, ajoelhar-se em reverência a, deitar-se, prostrar-se, adorar etc.


Abraão foi o primeiro a citar adoração na Bíblia. “... Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado (וְנִֽשְׁתַּחֲוֶ֖ה), tornaremos a vós.” (Gn 22,5). Decidido a obedecer à ordem recebida do Senhor, ele levou o seu próprio filho para ser sacrificado. Abraão reconhecia a autoridade e a soberania do Senhor sobre qualquer pessoa ou circunstância por isso, apesar da ordem ser “oferece-o ali em holocausto” (Gn 22,2), Abraão declara “... iremos ... e havendo adorado, tornaremos ...”. Ele não disse “e havendo sacrificado, tornaremos”, mas sim, “havendo adorado”. O sacrifício, em si, não era a adoração, mas fazia parte dela.

A confiança de Abraão no Senhor era tanta que ele foi capaz de afirmar “tornaremos”, no plural. “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;” (Hebreus 11,17-18). Segundo essa carta, Abraão 1) confiava na promessa que lhe fora feita pelo Senhor; 2) sabia que Deus tinha poder até mesmo sobre a morte por isso, não havia dúvidas em seu coração quanto a oferecer a vida de seu filho em sacrifício a alguém tão justo e poderoso.

Das 100 palavras traduzidas como adoração no Novo Testamento mais de 60% delas têm a sua origem em προσκυνέω (proscuneó) cujo significado é: beijar o chão, prostrar-se diante de um superior, adoração, pronto “para cair / prostrar-se a adorar de joelhos”, fazer uma reverência, metaforicamente “o beija-terra”. Adorar (προσκυνέω) sugere a vontade de fazer todos os gestos físicos necessários de reverência.

Nas palavras de Jesus, segundo o Evangelho de João, “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram (προσκυνηταὶ) o adorem (προσκυνήσουσιν) em espírito e em verdade.” (Jo 4,24). Jesus está explicando a mulher samaritana que a adoração a Deus não está ligada a um local porque Deus não se faz presente em lugares ou construções feitas por mãos humanas, seja no monte, em Samaria, ou no templo, em Jerusalém. “... nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.” (João 4,21).

Para Jesus, a adoração também não está na liturgia ou nos ritos dos cultos. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4,23) A expressão “verdadeiros adoradores” sugere haver adoradores não verdadeiros. Isto é, o servo se curva (em adoração) diante do seu Senhor, mas o curvar-se, símbolo de submissão, é consequência de um coração submisso daquele que adora. 

Ora, Deus é espírito, portando a verdadeira adoração vem do espírito, ou da alma, do adorador. (Jo 4,25). “A verdadeira adoração deve ser espiritual” (Charles J. Ellicott), porque a “espiritualidade da natureza divina está fundamentada à necessidade da espiritualidade do culto ... a adoração ...  deve participar de sua natureza: como sua natureza é espiritual, sua adoração, para ser aceitável, deve ser também espiritual”. (Joseph Benson). Ou nas palavras de Matthew Henry: “O espírito ou a alma do homem, influenciada pelo Espírito Santo, deve adorar a Deus e ter comunhão com ele”.

Seja no Antigo ou no Novo Testamento, o ato de adorar vai muito além da manifestação externa de prostrar-se e de colocar o rosto no pó. O ato é, na realidade, uma reação natural de quem reconhece a autoridade do Senhor e submete-se a ela. O cair de joelhos revela o desejo, do servo, de humilhar-se diante daquele que tem todo poder sobre si, o seu Senhor.

Resumindo: adoração envolve três elementos. 1) O adorado; 2) O adorador; 3) A forma de adorar. Desses três elementos o terceiro é o menos relevante. Deus deve ser adorado pelo que ele é. O adorador deve adorá-lo porque reconhece e se submete aquele a quem adora. O cair de joelhos é consequência do primeiro (Deus) sobre o segundo (o homem). Se, por outro lado, este não se submete àquele ou não o reconhece como soberano não há adoração genuína.

Abrão adorou porque confiou no poder de Deus. Moisés adorou porque não podia contemplar a glória do Senhor (Êx 3,6). Simeão adorou porque viu a promessa de Deus se cumprir na pessoa do menino Jesus (Lc 2,29-30). Tomé foi o primeiro a reconhecer ser Jesus, Deus. “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor (Κύριός*meu, e Deus meu!” (João 20,28). Finalmente, segundo a revelação dada a João, no dia do reencontro com o Senhor Jesus “os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus”. (Ap 19,4).

Conclusão: A adoração cristã, dos verdadeiros adoradores, faz parte da nova vida em Cristo. Começa no dia em que o redimido encontra com seu Redentor, Jesus, permanece durante toda a vida terrena e prossegue por toda eternidade.

* Κύριός: aquele a quem uma pessoa ou coisa pertence, sobre o qual ele tem o poder de decisão.

15 comentários:

  1. A mensagem passada é de excelentíssimo conteúdo. Fico grato por tê-la compartilhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu louvo a Deus se o texto foi bênção de alguma forma. A gratidão é nossa. Volte sempre que desejar.

      Excluir

  2. "Resumindo: adoração envolve três elementos. 1) O adorado; 2) O adorador; 3) A forma de adorar. Desses três elementos o terceiro é o menos relevante." Me perdoe, meu irmão, mas sua interpretação está erradíssima. Cristo ressuscitado é a oblação perfeita. E ela só existe na adoração Eucarística onde o corpo e sangue de cristo sacrificado está presente. Essa sim é a verdadeira adoração em espirito e verdade.


    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    João 3:16

    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
    Eu sou o pão da vida.
    Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
    Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
    Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
    Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
    Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
    Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
    Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
    Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
    Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
    Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
    Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
    Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
    Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
    Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
    O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.
    Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
    João 6:47-65

    Roosevelt Mousinho

    ResponderExcluir
  3. PARABENS, EXCELENTE ESTUDO. COERENTE E RACIONAL!

    ResponderExcluir
  4. Mto bom esse texto... fico feliz de encontrar pela internet pessoas que amam adorar a Deus. Parabéns pelo conteúdo.

    Eu tbm escrevi algo no meu blog falando sobre "o que é adoração?". Se puder depois dê uma lida ;)

    https://www.adoracaoverdadeira.com/o-que-e-adoracao/

    ResponderExcluir
  5. oi adorar significa se curvar é tudo mais então no caso os católicos eles adoram imagem por q eles se curvam e pedem pros santos deles por q na verdade Deus e o nosso único mediador

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde amado o estudo e bom , so tem uma situação que devemos esta atento .
    E com relação a adoração a jesus , ele nao foi adorado ele foi reverenciado como uma autoridade porque so Deus deve receber adoração o proprio jesus disse isso quando o diabo lhe disse tudo isto te darei se prostrado , me adorares.
    Então jesus lhe ordenou: retira-te satanás porque esta escrito: ao senhor teu Deus, adoraras, e so a ele daras culto.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amado o estudo e bom , so tem uma situação que devemos esta atento .
    E com relação a adoração a jesus , ele nao foi adorado ele foi reverenciado como uma autoridade porque so Deus deve receber adoração o proprio jesus disse isso quando o diabo lhe disse tudo isto te darei se prostrado , me adorares.
    Então jesus lhe ordenou: retira-te satanás porque esta escrito: ao senhor teu Deus, adoraras, e so a ele daras culto.

    ResponderExcluir
  8. E de extrema ajudar Tai's interpletaçoes louvo a Deus por vassas vidas

    ResponderExcluir
  9. E de extrema ajudar Tai's interpletaçoes louvo a Deus por vassas vidas

    ResponderExcluir
  10. Amém muito forte esse siguinificado🙏🙌🙌👼

    ResponderExcluir
  11. Excelente mensagem boa edificação the silent qualidade gostei muito bem explicativa

    ResponderExcluir

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...