9 de abril de 2013

Fazendo "oiação"

Todas as manhãs são parecidas. Levanto, acordo minha filha, preparo a mamadeira e vou orar. Vez por outra ela interrompe. – Papai o que você tá fazendo? Com carinho: –  Xii, fique quietinha! papai tá fazendo oração.

Novo dia tudo igual e ela pergunta: – Papai você tá fazendo oiação? – Tô sim, espera o papai terminar.

Hoje deixei-a na cama com a mamadeira e disse: – Espera aqui, papai vai fazer oração. Na volta ela iniciou a conversa. – Papai você fez oiação? Perguntou porque não me viu orar na sala, como de costume. – Fiz sim, respondi, e você já fez oração? – Ainda não!

Fiquei surpreso com a resposta e a atitude que tomou. Sem pestanejar desceu da cama dizendo. – Peia aí, vou fazer oiação. Dirigindo ao sofá da sala ajoelhou-se, ainda que seus joelhinhos não alcancem o chão, e ficou quietinha de cabeça baixa por alguns momentos.

Logo que levantou perguntei. – Você fez oração filha? – Fiz, papai, eu fiz oiação.

Existe uma fase na vida da criança que ela imita tudo o que os pais fazem, mesmo sem saber o porquê fazem. Duas coisas são verdades sobre esta afirmativa.

1 – Ao longo da vida a criança vai criar sua própria personalidade e fazer suas próprias escolhas. Isto é, nem sempre vão imitar seus pais.
2 – As lembranças desta primeira infância ficarão gravadas na memória da criança para sempre. Isto é, qualquer que seja o caminho que venha a seguir, estas lembranças serão sempre “despertadas” por uma ou outra razão.

Portanto, se não há garantias de que os valores dos pais serão os mesmos dos filhos, quando estes crescerem, por outro lado, estes valores nunca serão apagados das suas memórias. A questão é saber quais valores temos “imprimido” nas mentes de nossas crianças.

4 comentários:

  1. Muito legal! Tem agora que chamar ela para orar com você, para ela não apenas se sentir participante da tua devoção como também entender o que se faz na hora da "oiação" de um jeito envolvente, sentindo que esse momento também é carinho do Pai. Isso trará para ela, a médio e longo prazo uma associação muito positiva de que o momento de oração é carinho do Pai e quando ela estiver projetando em Deus a imagem que ela tem de você (porque sempre fazemos isso) ela já vai projetar com uma ideia de intimidade. Sucesso com a pequerrucha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lilia,
      Obrigado pelo comentário. Muito pertinente diga-se de passagem. Coisa de mãe-pedagoga. Você tem toda razão.

      Excluir
  2. Querido Leo,
    emocionante ver que nossos filhos seguem nosso exemplo. Uma grande responsabilidade mas também alegria por ver a ação de Deus na vida delas. Que o Senhor continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ida,
      Você sabe o quanto amo sua família. São uma inspiração para mim.
      Obrigado pelo carinho.

      Excluir

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...