17 de outubro de 2010

Jesus: Judas, pobre Judas!

Você conhece alguém com o nome de Judas? Eu conheci um Matusalém, mas Judas, confesso que não.

Judas era um nome muito comum na época de Jesus. O Novo Testamento cita, pelo menos 5 Judas diferentes. Um nome importante para os hebreus cuja origem está ligada ao filho mais nobre dentre os filhos de Israel, Judá. Não é por acaso que este nome vem a identificar todo o povo chamado Judeu. Ora por que um nome tão importante, para nós, deixa de ser nome para tornar-se um adjetivo? Judas; sinônimo de traidor.

Judas (falamos do Iscariotes, é claro) tinha um desvio de caráter. Como tesoureiro do grupo subtraia o dinheiro da bolsa. (Jo 12.6). Mas por que ele fazia isso?

A Bíblia não fala claramente, mas penso que Judas tinha sede de poder. Assim como seus amigos, ele também tinha os “seus planos” para Jesus e como os outros, não entendia a missão do Mestre.
Certa ocasião a mãe de Tiago e João tenta um cargo especial para seus filhos no Reino de Deus. E essa atitude acaba aborrecendo os outros discípulos. (Mt 20.20-24). Portanto, é possível pensar que todos queriam um lugar especial neste reino. Tanto que Jesus indica-lhes qual seria o caminho. “Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal” (Mt 20.26).

Trair. O que é trair? O que é traição?

Se olharmos para Pedro, não podemos dizer que ele traiu Jesus ao negá-lo? E os demais discípulos não fizeram o mesmo? “Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.” (Mt 26.35). Percebeu o detalhe? Também não traíram os discípulos que fugiam para Emaús conforme Lucas 24.13? E, por que eles fizeram isso? Porque também não entendiam a missão de Jesus. Estavam decepcionados a espera de um rei que os liderassem pela espada. “E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.” (Lc 24.21).

Os planos de Judas de liberdade talvez fosse parecido com os dos seus companheiros. Ora, Jesus já havia manifestado seu poder em muitas ocasiões em que Judas estava presente. Talvez, na mente dele, pensasse: Se eu entregar Jesus, vou "ajudar" que o seu Reino comece logo. Talvez o seu desejo fosse que Jesus se rebelasse e mostrasse todo o seu poder tornando-se o Rei de Israel. Na lógica de Judas, ele e seus amigos seriam os maiores beneficiados, pois eram os mais próximos de Jesus.

Veja que isso passou também pela cabeça de Pedro. Quando viu o Mestre ser preso Pedro pode ter imaginado que era chegado o momento do levante e, pos isso, teria cortado a orelha do soldado. Mas para sua decepção Jesus o repreende. “Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18.11).

Quando “nada” acontece, ou seja, Jesus se deixa aprisionar, tanto Pedro como Judas não sabem o que fazer. Pedro acompanha Jesus de longe alimentando, quem sabe, a esperança de ver o Mestre escapar. Enquanto isso, Judas tenta desfazer o seu erro devolvendo o dinheiro pelo pagamento de sua traição. Logo Judas que gostava tanto de dinheiro. (Será?)

Ao perceber que sua traição não surtiu o efeito esperado Judas se arrepende. “Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,” (Mt 27.3). Mas era tarde demais para ele. Diante da dor de ter traído um inocente e sem conseguir desfazer seu erro Judas (pobre Judas!) vai enforcar-se. (Mt 27.4,5).

A traição, confesso, é um dos sentimentos que mais me aflige (ou afligia), contudo, olhando a partir da visão de Jesus fica difícil não perceber que seu perdão alcança a todos nós. Para Ele este pecado não é maior que nenhum outro. Analisando o comportamento de Jesus não consigo imaginar que ele guardasse mágoa de Judas.

Penso que se Jesus pudesse comentar sobre a história de Judas diria: - Judas, pobre Judas! Escreveu seu nome na história como traidor, amaldiçoando, entre os homens, o nome que Deus exaltou entre o seu povo. Judas, pobre Judas! Seu pecado não maior que os dos outros porque também por este entreguei a minha vida. Fiz isso para que você também fosse perdoado.

Nunca gostei (nem gosto) da atitude de traição dos “Judas” de nosso tempo, porém pensando no caráter de Jesus, certamente Ele perdoaria este pecado. Analisando a vida de Judas, coitado, percebo como ele sofreu.

Judas, pobre Judas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...