20 de setembro de 2009

Que pastor que nada, eu quero é uma Hilux!

Entender o ministério pastoral como profissão é o maior erro teológico que se pode cometer. Erro porque contraria a visão de Jesus, repete os mesmos erros do passado, expõe o caráter do pastor e cumprem, neste, as profecias de maldição.

Jesus, a quem chamávamos de cabeça da igreja, também era conhecido como Cristo (O ungido). Este título era a coluna principal das religiões que confessavam o Seu nome, as religiões cristãs. Mas Jesus escolheu ter uma vida simples. Ele nunca foi eleito sacerdote, ocupou cargos ou fez um trabalho relevante em sua denominação. Seu saber vinha do alto, seu sustento era a Palavra viva e sua igreja (o mundo) cabia no seu coração. Nas poucas vezes que era chamado às grandes conferências ou a presença de pessoas importantes, tinha a “agenda cheia”. Estava sempre ocupado com pobres, viúvas, coxos, cegos, leprosos e defuntos. E, nas oportunidades em que falava no templo era sempre expulso.

Também os Escribas e Fariseus cometeram o mesmo erro. Levaram a formalidade, a eclesiologia e a teologia a nível mais vil que se poderia chegar. Não compreendiam nem mesmo as mais duras advertências do filho do homem. Estavam cegos e surdos por suas empáfias, não se atinham ao opróbrio de suas vidas e suas ações assim como, também hoje, temos visto. Mas e o povo? – Eles não precisam entender. Precisam pagar bem, precisam me oferecer mordomias e regalias afinal, “fiz por merecer”. Pastor!? Que pastor que nada, eu quero é uma Hilux.

Esta visão denuncia o que realmente pensa o futuro (ou presente) ministro da “palavra”. E tudo com a aprovação das igrejas cheias de crentes vazios do Espírito Santo. Eles tornaram-se reféns da sua própria ignorância e incapazes de perceber qual seja a verdadeira intenção dos seus líderes. O maior descalabro desta situação caótica materializa-se na venda de indulgências, como também outras igrejas cristãs já o fizeram (será não aprendemos nada de bom?). Sim! Porque sabemos que existem dízimos maiores que outros; algo que nem a matemática nem a Bíblia conseguem explicar. Sim! Todos são iguais; “mas alguns são mais iguais que outros”.

Finalmente, o maior de todos os erros é não perceber que nestes futuros pastores (ou presentes) se cumprem as maldições dos últimos tempos. Esse é um motivo de grande tristeza, entretanto, é também o único que traz algum alento. Para àqueles que não perderam a visão, esse é um prenúncio da volta do Senhor Jesus (só para quem não perdeu a visão). Porque esses são os vasos de desonra que têm aparência de piedade, mas negam a eficácia dela; são estes que entram pelas casas e levam cativas mulheres néscias; são esses os doutores criados pela concupiscência de um povo, que tendo comichões nos ouvidos, não suportam a sã doutrina.

A Hilux não é UM carro, mas O símbolo. Símbolo da Alta Luxúria (Hi lux), do poder e da hipocrisia. Mas cuidado! Um dia desses ao parar no sinal, você poderá ser abordado por um sujeito maltrapilho a te pedir carona. Com medo de perder sua “preciosa” Hilux você arranca e ao olhar pelo retrovisor você verá (talvez) que era Jesus. Mas tudo bem, quando chegar àquele dia, você poderá dizer a Ele que se enganou por causa de seu vidro fumê.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mt 7.22,23)
 
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. (Mt 23.13)

─────────────────────────────────────────────────


12 comentários:

  1. Eu discordo no seguinte ponto: os pastores não querem Hilux. Querem Ford Fusion, pq quem dirige um Fusion, fez por merecer! rsrs

    É por isso q eu gosto d Opala! rsrs

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente, infelizmente os crentes já seguem para o seminário pensando em conseguir apenas as PIBs ou um pastorado auxiliar, onde façam pouco e ganhem muito. Onde ficou a vocação? Hoje quem perde a vida para ganhar a salvaçào é considerado tolo e sem arte...Graças a Deus o Senhor continua sendo Fiel, pois não é homem pra mentir...

    ResponderExcluir
  3. É um texto que tem o risco de generalizar, mas, naquilo que aponta para certa camada das "vocações", é bem interessante, e, no limite, pertinente - e o título é uma peça realmente muito boa de inventividade...

    Com efeito, a situação "econômic0-financeira" dos pastores é um exemplo claro de como a desigualdade não nos aflige. Enquanto alguns querem Hilux, outros queriam apenas uma casa pra morar...

    Não surpreende que a Igreja tenha apoiado o Nazismo, com "medo" do comunismo...

    ResponderExcluir
  4. Na minha opnião, os pastores Hilux merecem os tesouros desta terra, ou melhor os nossos tesouros. São eles que "leem a bíblia todos os dias" são eles que intercedem pela minha vida, pelo meu emprego ou negocio,são eles que botam a cara na tv para "levar a palavra" são eles que facilitam o meu acesso a palavra de Deus e por isso nós selecionamos os pastores Hilux para as nossas igrejas, com um plano de salários + benefícios. Isso quando ele não monta a propria emp.., desculpe a própria igreja.
    Não quero me deter ao questionamento de quantas vidas são salvas pelos prs. Hilux ou frutos que permaceram.
    Só quero ressaltar que a grandeza de ter um coração no Hilux mostra a carência de um miserável. O dia dele chegará.

    ResponderExcluir
  5. Seria hilário se não fosse triste.
    Disse um comentarista da Globo: "Só reclama do Jabá quem não come do Jabá, porque o Jabá é bom e gostoso".
    onde quero chegar é que hoje somos seminaristas, amanhã será que teremos essa mesma posição?
    Gostei da aula do Chácara onde ele comentou sobre aceitar ofertas de movimentos do tráfico, nos trabalhos sociais, mexe com a ética, com o caráter.
    Concluo que devemos manter nossas falas e discussões amanhã, não muito distante.
    Até lá futuros ministros....se andar de hilux, me dá carona, sem desculpa de insul-film.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, é muito fácil encontrar exemplos deste entendimento da missão pastoral como profissão. Mas existem os que podem andar de Hilux, ou no veículo que desejarem, sem que tenham cometido este erro. Veja, por exemplo, o caso do pastor Rubens Teixeira da Silva, em http://olharcristao.blogspot.com/2007/12/premio-blogueiro-cristao-2007.html

    ResponderExcluir
  7. Paz, Meu irmão.

    Graças ao Senhor Jesus há cristãos e pastores como você: com os olhos fitos no Mestre.

    Louvamos a Deus por sua vida e caráter.

    Hugo, Lu, Rebeka e Sarah.

    ResponderExcluir
  8. Mandou bem Léo!

    É isso irmão tem pessoas cristãs, seminiaristas e simpatizantes que pensam que fazer seminário e ser pastor, é para ter luxúrias e uma vida muito abastada, e esquecem que o campo missionário está implorando pela ida de pastores! Aliás tem alquém aí querendo pregar na janela 10x40. Tem vaga!!!!!!

    Helvio Brum

    ResponderExcluir
  9. Precisamos nos esvaziar de nós mesmos o tempo todo, isso é o principal, pois sem tirar ninguem, todos nós podemos ser corrompidos pelas maravilhas que o dinheiro nos dá, aquele que diz que não pode estar pecando, só Jesus pode nos ajudar para que no momento a escolha seja feita corretamente.....

    ResponderExcluir
  10. Bom texto.Excelente! Porém triste. isso não é ficção, infelizmente é uma grande realidade.
    Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de nós e nos ajude a não cair nesta e em outras tentações.

    ResponderExcluir
  11. Irmão Léo, Gostei muito do seu belo texto, que o Senhor o inspire sempre, e que o evangelho da "prosperidade"se converta em prosperidade espitritual pois sabemos que o Senhor e Salvador
    Jesus veio nos ensinar que não podemos servir a Deus e a riqueza. Leo estou atento, A paz de Cristo. Irmão Aguiar.

    ResponderExcluir
  12. Excelente...
    As indulgências evangélicas... penso que são um sinal claro de uma idade média evangélica.
    A Hilux é a estabilidade; é o respeito (medo!) de uma comunidade humilde; é o status quo; é a casa que se comprou para não pagar o aluguer, mas que agora "seria uma pena abandonar"...
    Como eu sei... e, por isso, lanço o desafio: que estas vozes, de facto, se levantem - não apenas no mundo virtual, mas no seio da igreja! Jamais permitam que lobos devoradores arrasem com o rebanho de Cristo. Sejam membros ligados à Cabeça que é Cristo e não patologicamente submissos a outro membro "morto em seus pecados": de vaidade, cobiça, prepotência, domínio.

    ResponderExcluir

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...