20 de novembro de 2020

O que se aprende com a segunda decepção?

Na primeira vez foi difícil, mas passou. Na segunda....

A gente aprende que os batistas encarnam bem o preconceito estrutural da nossa sociedade. E, antes que alguém proteste, trata-se da maioria, da grande maioria, ainda que existam algumas poucas exceções.

A primeira decepção

Marrille Franco e Anderson Gomes
Em março de 2018 com alegria compartilhei a posição de repúdio dos batistas brasileiros postado no Facebook da Junta de Missões Nacionais referente ao assassinato de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. O texto não fazia qualquer referência partidária ou ideológica, apenas dizia que os cristãos batistas não concordam com a violência e ódio crescente no país. Algo que me encheu de orgulho como cristão e como batista. Orgulho compartilhado com muitos amigos. Mas...

Logo em seguida o post foi removido da página sem qualquer explicação. Foi decepcionante. O que pensar sobre isso? Será que os batistas não gostaram? Será que são favoráveis a violência? Ou será que são homofóbicos a ponto de ignorar o valor da vida de uma mulher lésbica assassinada covardemente? 

Um cristão – qualquer cristão que seja –, seria capaz de considerar a vida dela insignificante ou menos valiosa?  Sem respostas, esse foi um longo tempo de reflexão tentando digerir o orgulho batista transformado em profunda desilusão. Preferi pensar que a Junta de Missões Nacionais optou por não se envolver em um assunto que não tem relação diretamente com a sua missão, embora essa devesse ser também sua missão profética no país: pregar a tolerância e repudiar a violência e a morte. São águas passadas e com o tempo tudo passou. Superei.

A segunda decepção
No dia 19 de novembro de 2019, Missões Nacionais fez alusão ao símbolo da unidade nacional, ao marco da identidade brasileira, a belíssima bandeira do nosso querido e amado Brasil. Nosso pendão da esperança, “símbolo augusto da paz!”.  Mas, o que isso tem a ver com a missão da Junta? Nada. No entanto, trata-se de uma data comemorativa de um dia importante do calendário nacional, portanto, a meu juízo, merece aplausos!

No dia seguinte, 20 de novembro, a Junta de Missões Nacionais publicou:

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Um momento para refletir sobre os preconceitos estruturais em nossa sociedade e nos lembrar de que devemos caminhar rumo a uma consciência como a do nosso Deus, sem nenhuma acepção de pessoas.
Interceda conosco por uma sociedade mais igualitária!


Mais uma vez me enchi de orgulho batista compartilhando a mensagem com vários amigos sobre a nossa visão acerca do respeito à comunidade negra (da qual faço parte) e sobre a consciência que temos de todos os males causados pela escravidão impostas aos negros deste país, o último das Américas a libertar seus escravos. “Mas tão habituado com o adverso” (João Nogueira) fiquei cabreiro e .... Não deu outra!

A postagem não durou mais que poucas horas. (de novo?) No fundo eu até imaginei que isso pudesse acontecer quando compartilhei.

Desconfiei porque dentre meus irmãos de fé obtive um único “gostei”, dos demais, foram muitos parabéns entre outras manifestações positivas sobre a postura e consciências dos batistas sobre essa data tão cara para a nossa triste história. De modo geral,  as pessoas de fora do nosso meio guardam no seu imaginário a ideia de que os batistas são diferentes: “Os batistas são sérios” é expressão mais usada. Mas o post apagado não deixou mais qualquer dúvida, trazendo luz a mais dura realidade. 

Porque, percebam. É impossível pensar que um cristão – qualquer cristão que seja –, não queira “refletir sobre os preconceitos estruturais em nossa sociedade”, não deseje “lembrar de que devemos caminhar rumo a uma consciência como a do nosso Deus” e não tenha o desejo ardente no coração de imitar o Senhor e viver sem fazer “nenhuma acepção de pessoas”. É impossível pensar que um cristão – qualquer cristão que seja –, não se interesse por interceder “por uma sociedade mais igualitária!”. São coisas impensáveis a um cristão – qualquer cristão que seja. Mas estes desejos absolutamente cristãos foram apagados na página da Junta de Missões Nacionais. Haveria alguma relação com a eleição do presidente!?

Os seguidores de Jesus de Nazaré não são e nunca agiram assim porque Jesus nunca viveu ou ensinou deste modo. Em nenhuma parte dos evangelhos encontramos este tipo de postura de Jesus. Pelo contrário, Ele acolheu, alimentou, ensinou e amou até a morte esta gente “sem valor”. Mas o 20-11-2019 foi difícil. Muito difícil!

O que se aprende com a segunda decepção?

A gente aprende que os batistas encarnam bem o preconceito estrutural da nossa sociedade. E, antes que alguém proteste (de novo), trata-se da maioria, da grande maioria, ainda que existam algumas poucas exceções.

Certamente não são poucos os que repudiam esta posição, totalmente contrárias àquelas do Nazareno. Mas, de modo geral, o post apagado, e pela segunda vez, como foi apagado também o de 2018, não nos deixa dúvidas.  Fica claro que não se trata de uma questão da Junta em si, mas dos batistas. O que aparenta é que: 1 - Alguns certamente não gostaram da publicação. 2 – Esses tem poder suficiente para mandar remover o post. 3 – Poder que é dado pelo grupo a quem eles representam. Essas pessoas não me representam. Mas isso não importa. Importa que também não representam o filho de Deus. Ainda que não sejam todos os batistas, a maioria apoia a retirada da publicação. É decepcionante perceber que são muitos e que possuem tanto poder.

Segundo as palavras de Jesus em Mateus 7.21-23, ficamos sabendo que nem todos o chamam de Senhor entraram no Seu Reino.

Para não ser tido como mentiroso

Antes que alguém imagine que estou delirando, fantasiando ou coisa pior sobre as duas publicações apagadas (2018 e 2019), deixo o link da publicação de 2017 que esqueceram de apagar. https://www.facebook.com/missoesnacionais/posts/1519902291427601

Claro, pode acontecer de “alguém” não gostar e mandar apagar também essa postagem e, neste caso, não terei como provar o que afirmo.  Mas não tem problema. Deixo prints das telas da publicação e, para que não digam que é montagem ou fake, deixo também alguns comentários de pessoas tementes a Deus manifestando sua alegria com a postura dos batistas brasileiros.


Esperar é uma arte

Durante um ano inteiro esperei esse dia. Dessa vez não me surpreendi. Embora não haja expediente na Junta por causa do feriado nacional, este ano não há nada na página sobe o Dia da Consciência Negra*. A referência ao dia 19 está lá, assim como nos anos anteriores, mesmo não sendo o Dia da bandeira um feriado.

Infelizmente os batistas brasileiros perderam a moral e o direito de repudiar a morte brutal de João Alberto Silveira Freitas. O homem preto espancado até a morte, ontem (19), por seguranças no supermercado Carrefour, à luz do dia e sem qualquer pudor ou constrangimento por parte dos assassinos.

Vamos ganhar o Brasil para Cristo!? Vamos, quem? Que Brasil? Qual Cristo?

*Nota: há uma referencia deslocada para o dia 18 (como dia de combate ao racismo). Será que viram isso? Será que vão mandar apagar a postagem com a imagem do pastor batista, Martin Luther King Jr?











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...