19 de agosto de 2014

Ninguém ficará só

“Porque, assim como o corpo é uma só unidade e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, formam um só corpo, assim também acontece com relação a Cristo.” (1 Co 12,13). Às vezes as vicissitudes da vida nos surpreendem. Fazemos tudo certo, mas aquilo que era óbvio nos assalta de modo surpreendente. Olhando friamente, o fato era esperado desde o início, ainda assim apagamos da nossa mente o que é inexorável, a solidão.

Viúva, aquela mãe de três meninos se vê, hoje, sozinha na sonhada casa própria. Mas a Palavra de Deus nos confronta: “o corpo é uma só unidade”, por isso o termo família de Deus nos cai muito bem. O desafio, no entanto, é ainda maior, porque “ainda que muitos” somos “todos os membros do corpo”. E que desafio! Uma família com tantos membros não encontra nenhuma justificativa para que alguém viva isolado, pelo contrário.

Mas não fossem estes motivos bastantes a Palavra nos exorta: “assim também acontece com relação a Cristo”. Cristo é a razão maior da unidade que temos uns com os outros; por Ele “também somos herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo” (Rm 8,17); nele somos justificados; e, “todas as coisas são dele, por ele e para ele.” (Rm 11,36).

Portanto na família de Cristo, a qual chamamos de igreja, ninguém está ou ficará só. “Pois todos fomos batizados por um só Espírito para ser um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres [quer viúvas, quer órfãos]*
; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1 Co 12,13)

* inserção nossa baseada em Tiago 1,27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...