25 de janeiro de 2013

Não ter de que se envergonhar

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2,15)

O texto é bem conhecido e também muito rico. Destaca-se um pequeno trecho que parece não ter muita importância. De fato o versículo poderia ser assim: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que maneja bem a palavra da verdade.”

Nesta carta Paulo dá orientações ao jovem pastor da Igreja de Éfeso: Timóteo. Ele conhecia as Escrituras desde menino (3,15) e tinha uma fé não fingida, herança da sua mãe e da sua avó (1,5). Então, como poderia ter de que se envergonhar? Por que Paulo teve o cuidado de acrescentar “que não tem de que se envergonhar”? Pode alguém tão cheio de virtudes e sabedoria ser motivo de vergonha?

Infelizmente sim. Não deveria ser assim, mas pode acontecer mesmo com o pastor Timóteo. Ora, como qualquer um de nós, Timóteo também não era perfeito, por isso o alerta de Paulo é muito claro: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido”. (3,14). É triste perceber, principalmente nas rádios e TVs, pessoas manuseando muito bem a Palavra em proveito próprio.

Ah! Como seria bom se os crentes de hoje fossem como aqueles homens da cidade de Beréia, os quais só confiavam na Palavra. Eram tão zelosos dEla que, mesmo se Paulo quisesse, não conseguiria enganá-los. (At 17,10-12).

Mas não são apenas os líderes que podem se desviar. Eu e você, se não estivermos atentos, também podemos envergonhar ao Evangelho. Perceba: os dezoito defeitos descritos por Paulo “amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos...”, são atribuídos aos crentes por serem “mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (3,2-4). Estes crentes aparentavam piedade (v.5), mas viviam enganando as pessoas (v.6).

O texto de Lucas 12,47-48 explica sobre a responsabilidade de cada crente em conhecermos a vontade do Senhor. Os lideres: “a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá” (v. 48b). Os liderados: “o que a não soube [a vontade de seu Senhor v.47], e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado.” (v. 48a).

Portanto, nem líderes nem liderados podem ser negligentes em conhecer a vontade do Senhor, mas para conhecê-la é preciso ser atento no estudo da Sua Palavra. É preciso estuda-la e saber usá-la correta e dignamente. É disso que fala o texto de 2 Tm 2,15: manejar bem a Palavra de Deus de forma honrada.

Todo obreiro um dia será apresentado a Deus. Mas para ser aprovado, diante d’Ele, duas coisas são necessárias: 1) saber usar a Palavra, 2) não ter de que se envergonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...