15 de outubro de 2012

Ensinado o quê, para quem e para quê?


Comemoramos, hoje, 15 de outubro, o dia do professor. Uma boa sugestão de leitura/prática é o livro Teaching to Change Lives do professor Howard G. Hendricks. Em poucas páginas, ricas em conteúdo, ele enumera sete leis do ensino. Um livro dialogal que impactou a maneira como vejo o ensino/aprendizagem.
Por exemplo: Sempre pensei ser impossível ensinar a quem não quer aprender, mas descobri que isso, com raras exceções, não é verdade.

Pouco depois que mudei para o Texas, citei um conhecido dito popular:  ‘Podemos levar um cavalo a um bebedouro, mas não podemos obrigá-lo a beber.’ E logo em seguida um vaqueiro texano, sujeito alto e forte, replicou:
‘Rapaz, você está enganado. Podemos dar sal para ele.’
Quero perguntar uma coisa ao leitor: aqueles que o ouvem saem dali tão sedentos que não vêem a hora de ‘beber’ da Palavra de Deus por si mesmos?
Então, todas as vezes que formos dar uma aula, devemos responder ás seguintes perguntas: O que é que sei e desejo que esses alunos saibam também? O que sinto, e desejo que eles sintam também? O que estou fazendo e quero que eles façam também?” (HENDRICKS, Howard G. Lei – 4: Comunicação, pg. 79)

Essas três perguntas sempre estão a ecoar na minha mente.

2 comentários:

  1. É. Pode ter certeza que ecoarão em minha mente também. Agora então... Como vai ecoar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alda,
      Este é um livro do tipo que vale a pena ser relido de tempos em tempos. Sempre que o faço ele me renova e incomoda. Isso é bom pra mim porque como diria o professor Hendricks "quem para de crescer hoje, para de ensinar amanhã" (Lei - 1: Lei do professor- pág. 15)

      Excluir

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...