28 de fevereiro de 2010

O crente que não leva a Bíblia a sério

Ele está nos bancos das igrejas, lê a Bíblia, conhece muitos versículos de cor, age, vive e fala conforme a Escritura Sagrada. Sim, ele é crente de verdade e até conhece a Palavra de Deus, mas infelizmente não conhece o Deus da Palavra. Ele é o crente que não leva a Bíblia a sério. É fácil identificá-lo, pois ele possui uma das três características:

O néscio
O crente que não leva a Bíblia a sério é um néscio que acredita estar fazendo tudo certinho. Ele age de modo inocente diante da palavra que afirma ser a Palavra de Deus. Por exemplo: Ele acha o sermão do monte “muito legal”.
Por quê? Porque ele só lê o que é “bonitinho”. No livro de Mateus capítulo 5, Jesus está ensinando a multidão (v2). Seu primeiro ensinamento é: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;” (v3).
Talvez você pergunte; e daí? Vamos examinar com cuidado. Este irmão só consegue ler a parte boa “porque deles é o reino dos céus” e, neste caso, “dele” inclui quem está lendo. O problema é o que ele não lê “Bem-aventurados os pobres de espírito”, porque na verdade são desses o reino dos céus e não de todos.

Este irmão deveria ler de forma diferente. Ler, perguntar e, se tudo der certo, continuar lendo. Veja como seria: Após a primeira parte eu me pergunto? Sou “pobre de espírito”? Se sim, então continuo: “deles é o reino dos céus”. Viu como ficou diferente? É uma relação direta condicional.
Tenho eu “chorado”? Se sim, serei “consolado”. (v4). Sou “manso”? Se sim, “herdarei a terra”. (v5).
Tenho “fome de Justiça”? Sou “misericordioso”? Sou “limpo de coração”? Sou um “pacificador”? Sofro “perseguições”? Se sim, sim, sim …
Então, serei “farto” (v6), “alcançarei misericórdia” (v7), “verei a Deus” (v8) e assim por diante.
Na verdade bastaria uma leitura mais atenta dos versículos 11 e 12 para compreender o que Jesus está ensinando. Mas, como dissemos, o crente que não leva a Bíblia a sério não consegue aprender. Por isso acha o sermão do monte algo tão “bonitinho”.

O “surdo”
Outro aspecto é que o crente que não leva a Bíblia a sério é meio “surdo”. Ele escuta, mas não ouve. Ainda no mesmo ensino Jesus diz: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. (v20). É isso mesmo ele não “houve” a parte que diz “de modo nenhum entrareis no reino dos céus”. É como se esta parte não existisse ou nada significasse. Jesus explica claramente qual seja esta justiça que se precisa exceder. Enquanto a justiça dos homens diz “não matarás”(v21), Jesus diz, “… que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, e qualquer que disser a seu irmão: Raca, … e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”. (v22). Mesmo quando Jesus afirma que antes de ofertar é preciso reconciliar-se com seu irmão (v23-26), este nosso irmão não “ouve”.
Quantos, com sinceridade, aplicam o ensino de “ … que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”? (v28). Este assunto, inclusive, parece proibido em nossas igrejas. Neste aspecto os católicos não se esquivam. É um caso de surdez idêntica as dos escribas e fariseus ao questionarem a Jesus. E Sua resposta foi direta sobre o divórcio: 1 – No princípio não era assim; 2 – Ambos são uma só carne; 3 – Deus permitiu o divórcio por causa da dureza do coração do homem; 4 – Reafirma com clareza: “… que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”, mas nada disso importa porque este irmão não consegue ouvir.

O "outro”
Há quem consiga interpretar e ouvir claramente o que Deus está falando. Falo destes textos fáceis e claros, mas para o crente que não leva a Bíblia a sério ainda que entenda ele sempre aplica ao outro. É fácil identificar este caso. A mensagem “coincide” com a vida dele, a aplicação está diretamente ligada à sua mudança de comportamento. E, pasmem, ele compreende a importância da Palavra e então dirá: “Tem que ter misericórdia”. Nessa hora se acende uma esperança de entendimento, porém, olhando nos seus olhos ele conclui. “E tem gente que vive assim, só mesmo tendo misericórdia”. Para ele a Bíblia é um espelho que distorce as imagens. Quando ele se vê tudo está certo, mas quando muda o ângulo, vê os demais como realmente são. Uma imagem torta (distorcida pelo pecado). Para ele não importa o quão direta seja a mensagem, nunca é para ele. É sempre para o outro.

Conclusão
O crente que não leva a Bíblia a sério, age deste modo porque: 1 – não consegue interpretar corretamente nem mesmo os textos fáceis ou; 2 – não “ouve” (ignora) os textos que não lhe interessam (agradam); ou ainda 3 – toda lição serve para “os outros”, nunca para ele.

Este irmão não tem consciência de que age assim. É algo quase ingênuo. É por isso que muitos estão fracos na fé. É por isso que não conseguem dar testemunho (principalmente na sua própria casa). É por isso que são levados por todo vento de doutrina. O crente que não leva a Bíblia a sério pode ser qualquer um com estes sintomas. Pode ser um “crente novo” (natural para quem está começando na fé) ou membro mais antigo. Ele pode ser diácono, pastor, ministro disso ou daquilo; não importa. Ele sempre apresenta estes mesmos comportamentos. É preciso ter compaixão destes nossos amados, porque são como ovelhas que não têm pastor. Estão todos subnutridos da Palavra.
Ocorre-nos a lembrança da pergunta do eunuco. Uma pergunta persistente que ecoa em nossa mente e coração quando levamos a Bíblia a sério. “… Como poderei entender, se alguém não me ensinar? … “ (Atos 8:31).

─────────────────────────────────────────────────

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal Léo! Precisamos levar algumas verdades a sério, pois hoje em dia alguns valores estão se perdendo. Ah! O site está cada dia mais sofisticado, gostei da inclusão do video do pronunciamento do Pr. Carlos Novaes na home page e também da foto da vovó olhando no espelho e vendo uma moça nova - Lembra até o Titanic! Abraços....

    ResponderExcluir

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...