10 de setembro de 2009

Honrarás a teu pai e a tua mãe

Sua vida havia se tornado o avesso de tudo que ele tinha vivido até então. Não era rico, mas nunca havia sentido falta de nada. Agora se tornara um menino muito pobre. Naquelas férias, como nas anteriores, ele só queria brincar. Vendo os meninos correndo de lá para cá ele queria ir junto, mas não podia.

Quando ela chegou, ele pediu com muita insistência: “Mãe, me compra um carretel de linha”. No fundo ele sabia que isso não mais aconteceria. Sua dura realidade; cada dia um novo desafio. Apesar de pequeno ela já entendia que seu pedido era de certo modo egoísta.

Novo dia, nova manhã. Lá vai ela para o trabalho, com as recomendações de sempre. Tem que ser assim, quando a vida impõe que um menino de nove anos cuide de seus irmãos ainda mais novos.

Corre pra lá e pra cá, pipa vai e pipa vem e o menino sonha. Mas de repente, surge uma oportunidade. Um garoto esquece sua lata de linha junto à cerca para correr atrás da pipa. Como não podia sequer sair de casa, ele aproveita para pegar aquela tentadora lata de linha. Que maravilha! Pensava consigo. Finalmente vou soltar pipa amanhã. De algum modo, mesmo sem ser cristão, ele sentia que algo não estava bem, mas a alegria daquela lata cheia de linha era demais.

Só à tarde ele aprenderia uma lição que jamais esqueceria. Depois de uma dura correção física, teria obrigatoriamente que chamar o dono e lhe devolver o que pegou e pior, pedir desculpas. Isso doeu mais que a surra que levou. Após devolver o furto e pedir desculpas, aquela noite marcaria seu pior temor para o resto da vida. Numa conversa franca e amiga sua mãe lhe disse: “Meu filho, roubar é errado não importa o que seja. Quem rouba um centavo ou um milhão é ladrão do mesmo jeito”.

É curioso como algumas coisas marcam nossas vidas para sempre. Mesmo assim às vezes esquecemos. Já adultos às vezes cometemos os mesmos erros do passado. E tem sido assim neste tempo. Muitos acham que está tudo bem se pegar só uma pequena parte. Ninguém vai notar mesmo. Começa com a caneta do escritório. Mas é só uma caneta. Ninguém vai dar falta. De peça em peça, de justificativa em justificativa vamos furtando, nos apropriando daquilo que não é nosso.

E nós, crentes em Jesus? Temos dado o exemplo? Quando eu ainda não era crente sempre achava estranho como os crentes nunca levavam vantagem. Fosse o que fosse sempre agiam do mesmo modo. Não colavam na escola, não pegavam nada que não lhes pertencesse, nem faziam uso do “achado não é roubado”. Se é saudosismo não sei, mas que sinto falta, sinto. Hoje furtamos e trapaceamos descaradamente. Pior, em nome de Deus. De Deus? Se é para louvar ao Senhor vale música pirata, programa de computador pirata, vídeo, DVD, foto e sei lá mais o quê. Tudo pirata.

Sempre tem quem diga: Mas não é para obter lucro então não é pirataria. Não!? Como é isso? Só dói nos outros? E se seu sustento dependesse de um trabalho que outro copiasse e você não recebesse nada? Aí o irmãozinho te diz: “... eu gostei tanto do seu trabalho que resolvi ‘abençoar’ um outro irmão mais pobre que não tem como comprar. Eu não tive lucro então está tudo bem”. Será que está? E Deus como fica? O que Ele diz?

Tenho um amigo que não é crente e tem muita curiosidade a respeito do que seja ser cristão. Ele tem muitas posses, é muito culto e inteligente. Mas apesar de não temer a Deus, pauta sua vida num procedimento correto diante das leis e dos homens. Não é fácil falar de Jesus para ele, que dirá dos cristãos. Entendo o Senhor Jesus quando diz “porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração que os filhos da luz” (Mt 16.8b). Ao final dessa parábola os fariseus também zombaram de Jesus (Mt 16.14). Mas Jesus lhes disse: “Vós sois os que justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações” (MT 16.15a).

Eu confesso. Também eu caí nesta armadilha. Trabalhando com informática dizia em meu coração: preciso estar atualizado, se não fico fora do mercado. Não tenho como comprar, é muito caro. Dois grandes enganos. Sempre tive como comprar; o dono do ouro e prata está com os que o temem. Não é estar por dentro das novidades que me mantém no mercado; mas a Palavra que vem da boca de Deus. O problema é que nunca perguntei ao Senhor; preciso realmente desse programa no meu trabalho? Se for assim, me ajude a adquiri-lo sem envergonhar o Teu nome.

Como Cristão a pior ofensa para mim é ser chamado de ladrão. Se de tudo nada se aproveitar, fica o quinto mandamento. Não envergonharei o nome de minha mãe sendo chamado de ladrão. Portanto, o oitavo mandamento “não furtaras” (Êx 20.15) está diretamente ligado à promessa do quinto, “para que se prolonguem os teus dias sobre a terra” (Êx 20.12b). Porque furtar também é desonrar o teu pai e tua mãe, ainda que em memória.

(Obrigado professor Adalberto)

Leonardo Martins.


─────────────────────────────────────────────────

3 comentários:

  1. Meu caro Leo, apesar de já estar pra lá de batido, "uma grande caminhada começa com o primeiro passo", e este quem deu foi você. Portanto, o mérito é seu. Dar um empurrãozinho "faz parte da minha natureza".
    Abraço forte,
    Prof. Adalberto

    ResponderExcluir
  2. Prezadíssimo, "foi dada a largada", disse você. Mas é apenas mais um passo da sua caminhada. Alguns passos são mais difíceis, requerem mais coragem e determinação, talvez um empurrãozinho a mais. Mas coragem e determinação você tem de sobra, não é? E, tenho certeza, LUZ é o que não falta para iluminar o seu caminho.

    ResponderExcluir
  3. Querido irmão!
    Vivemos em um mundo, onde é pregado e vivido, que os fins justificam os meios. Creio que você ilustrou isso muito bem, e é algo que nos choca, é verdade. Porém, o que mais nos choca, creio, é percebermos que tal conceito (filosofia de vida) não é exclusividade do mundo, antes tem encontrado espaço e eco no meio que se diz cristão. Digo, "que se diz cristão", porque muitos ainda não se deram conta da dura realidade: "Ou você é discípulo de Cristo, ou não é cristão!"
    Cruz e caráter: inseparáveis!!!
    Parabéns pelo texto! Continue firme, mas sempre, sempre em amor!
    Deus te abençoe e fortaleça!
    Abraço,
    Rogerio Gama.

    ResponderExcluir

Agradeço por seu comentário. Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...