Procurando nos bons exemplos do passado surpreendi-me com algumas descobertas a começar pela história de um homem em particular. Será que você o conhece?
Deixo algumas de suas frases como pistas:
1 – "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar."
Filho de pai pastor e mãe professora estudou em escolas públicas formando-se em sociologia aos 19 anos. Fez teologia, foi nomeado pastor batista e concluiu seu Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston. Um homem letrado dedicado a esposa e aos quatro filhos e que lutava por justiça.
2 – "O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor."
Apesar de sua luta intensa pelos direitos civis ele era um pacificador. Defendia todo tipo de manifestação e protesto contra injustiça aos moldes de Gandhi, de forma pacífica. Pacifista por princípio declarava-se abertamente contra a Guerra do Vietnã. Essa, dentre outras atitudes, o tornaram um dos maiores líderes de seu tempo sendo premiado com o Nobel da paz com apenas 35 anos.
3 – "Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver."
Morreu jovem, aos 39 anos, vítima de um atentado após comandar uma das maiores marchas até a capital do país, Washington. Não deseja morrer, mas desejava a paz e a justiça.
4 – "A Verdadeira paz somente não é a falta de tensão, é a presença de justiça."
Hoje, terminado mais um semestre, fico pensando o porquê não estudamos sobre a vida de pastores como ele. Um homem que dedicou-se com afinco aos estudos e lutou sempre de forma pacífica. Um pastor que soube dar o exemplo a ponto de ser reconhecido com o Nobel e teve a coragem lutar contra o preconceito racial até o ponto de ser morto. Um exemplo de alguém que sonha com um mundo melhor para todos independente de raça, credo, cor, sexo ou nacionalidade.
Um homem, um pastor, um exemplo, cujo sonho era um dia ver a justiça se cumprir.
5 – "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele." (Martin Luther King Jr.)