17 de fevereiro de 2014

Martin Luther King Jr

0 Depoimento(s)
Martin Luther King Jr, advogado, pastor e ativista político, tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo. Por sua campanha de não violência e de amor ao próximo tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz em 1964 aos 35 anos.

Filho de um agricultor e uma pastora, King foi um dos líderes do boicote aos ônibus de Montgomery depois que uma mulher negra foi presa por se negou a dar seu lugar para uma mulher branca.
Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje.

Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, GA, EUA e foi assinado no dia 4 de abril de 1968 em Memphis, TN, EUA, aos 39 anos.

Algumas de suas conquistas: 1) A suprema Corte Americana em tornou ilegal a discriminação racial em transporte público; 2) organizou, liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos; 3) agregados mais tarde, à lei estadunidense: Lei de Direitos Civis (1964) e Lei de Direitos Eleitorais (1965).

De vida breve e intensa, King encontrou uma razão para sua existência.
O homem que não está disposto a morrer por uma causa não é digno de viver.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Martin-Luther-King/689834.html
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/mundo/noticia/2013/08/confira-a-traducao-na-integra-do-discurso-feito-por-martin-luther-king-ha-50-anos-4248603.html

16 de fevereiro de 2014

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu

0 Depoimento(s)
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, Madre Teresa de Calcutá, foi a missionária católica fundadora congregação religiosa Missionárias da Caridade presente em mais de 133 cujo objetivo único é viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e mais pobres.

Em meados de 1950 Madre Teresa, seu nome católico, foi autorizada pelo Papa Pio XII a iniciar uma congregação religiosa que deveria se chamar Congregação Diocesana de Calcutá, na cidade que acabou por completar o nome da religiosa.

Madre Teresa nasceu em 26 de agosto de 1910 em Üsküp, então capital de Vilayet de Kosovo, subdivisão do Império Otomano - atual Skopje, capital da República da Macedônia - e faleceu 5 de setembro de 1997 aos 87 anos em Calcutá, Índia. De etnia albanesa, foi naturalizada indiana em 1950.

A vida dedicada aos pobres acabou por conceder-lhe o prêmio Nobel da Paz de 1979 e causar certo desconforto à líderes e religiosos.
O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.”

Morreu de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da princesa Diana de Gales. Apesar da vida simples, a Índia quebrou a tradição lhe concedendo um funeral de chefe de Estado. Morreu como viveu, trabalhando.

Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final das contas, é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca foi entre você e os outros.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mission%C3%A1rias_da_Caridade
http://en.wikipedia.org/wiki/Mother_Teresa
http://www.motherteresa.org/
http://www.washingtonpost.com/wp-srv/inatl/longterm/teresa/stories/funeral0915.htm

15 de fevereiro de 2014

Nelson Rolihlahla Mandela

0 Depoimento(s)
Nelson Rolihlahla Mandela, advogado, político, filantropo e maior líder político da África do Sul contra o Apartheid. Libertado em 1990, após 27 anos na prisão, tornou-se o primeiro presidente negro Sul-Africano em 1994 um ano depois de receber o Nobel Paz (1993).

Nelson foi o nome dado a Mandela por sua professora quando ele tinha nove anos de idade.
Ninguém na minha família nunca havia frequentado a escola [ ...] No primeiro dia de aula minha professora, senhorita Mdingane, deu a cada um de nós um nome Inglês . Este era o costume entre os africanos naqueles dias e foi, sem dúvida , devido à viés britânica de nossa educação. Naquele dia, senhorita Mdingane me disse que o meu novo nome era Nelson. Porquê este nome particular, eu não tenho nenhuma ideia .

Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em Mvezo, Cabo Oriental, na antiga União Sul-Africana e morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, em Joanesburgo, Gauteng, África do Sul, país que ajudou a refundar. Dedicou a sua vida ao ideal de construir uma nação justa com igualdade entre todas as pessoas.

Nós, o povo da África do Sul, declaramos por todo o nosso país e para o mundo a saber: Que a África do Sul pertence a todos os que vivem nela , negros e brancos, e que nenhum governo pode afirmar autoridade a menos que seja baseado na vontade do povo.

Viveu e morreu por esse ideal. “Estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia e com oportunidades iguais. ... Mas, meu Senhor, se preciso for, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.”

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
Fundação Nelson Mandela: http://www.nelsonmandela.org/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...