22 de agosto de 2012

Líder forma líder

0 Depoimento(s)

Falando em liderança, em particular da liderança cristã, o modelo é um só: Cristo. Pensando nos vários aspectos desta palavra vamos tratar apenas de um: formar novos líderes.

Líder não é inseguro
Ora, formar líder requer segurança. O novo líder precisa ser capaz de substituir o atual. Quem está preso ao poder torna-se inseguro porque tem medo de perder a liderança, digo: o poder. Quando todos se maravilhavam com seu feitos, Jesus dizia a seus discípulos: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (Jo 14.2). Líder ensina, estimula, dá oportunidade e recua para que seus liderados possam crescer e seguir adiante. Se não é assim não é líder de verdade.

Líder protege
O líder também assume as suas responsabilidades não expondo os seus. Se algo dá errado ele é o responsável. “Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;” (Jo 18.8). O líder acolhe e protege. “Desafiado” Jesus disse: “Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.” (Mt 14.29). O líder sempre cuida até estarem prontos a fazer sozinhos.  Tomado pelo medo, Pedro começa a afundar. Mas, a PRIMEIRA atitude de Jesus fez foi ajudar. “E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe:” (Mt 14.31a).

Líder corrige
Ser líder é também ser firme quando necessário. Só quem acolhe e incentiva; só quem ensina e se entrega; só quem ama pode realmente “puxar as orelhas”. Porque também isso é um ato de amor. Só DEPOIS de resgatar a vida de Pedro Jesus disse: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mt 14.31b). Às vezes o líder precisa ser muito duro sem preocupar-se se alguns/todos irão deixá-lo. Amar é dar liberdade até para partir quando/se quiserem. “Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?” (Jo 6.67)

Líder é claro
Ser líder é saber para onde vai. Logo, é preciso ser claro, estabelecer metas, dar diretrizes e mostrar o caminho. É preciso dizer diretamente o que se quer, sem rodeios. “Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;” (Mt 13:10b-11). Não há segredos entre o líder e seus liderados. “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (Jo 15.15).

Líder parte
O líder percebendo que já estão prontos – e que é hora de sair de cena – dá-lhes missão de forma clara e direta: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt 28.19-20).

Conclusão: Líder forma líder.
Líder inseguro, que não acolhe, é sempre bonzinho, que não é claro e, não sabe a hora de partir NÃO É LIDER. Não aos moldes da liderança de Jesus. Se não forma nova liderança trata-se de liderança egoísta, insegura, paternalista e obscura. No reino de Deus Jesus é o maior exemplo. Formou doze líderes – imperfeitos é verdade, mas – que levaram a missão do Pai adiante.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...