30 de junho de 2012

Uma vida marcada por lutas e vitórias

1 Depoimento(s)

Ao pastor, professor e amigo José Avenas Filho.
Pastor porque com verdadeira humilde nos ajudava a encontrar o caminho. Professor porque, por tudo que sabia, preferia a irreverência como modo de ensinar e assim nós realmente aprendíamos. Amigo porque nunca se colocava acima dos seus alunos, mas ao lado ajudando na caminhada.

Agradeço a Deus por tê-lo conhecido e peço a Ele que esteja sempre com você por onde andar. Sua vida tem sido assim, marcada por lutas e vitórias. Você é um vencedor.

Haveria muito a dizer, mas esta é uma hora de silêncio.
Profundo, inquietante e o mais absoluto silêncio! chiiii!

"You can chain me, you can torture me, you can even destroy this body, but you will never imprison my mind."
"Você pode me acorrentar, você pode me torturar, você pode até mesmo destruir este corpo, mas você nunca vai aprisionar minha mente." (Mohandas Karamchand Gandhi: o Mahatma Gandhi)

27 de junho de 2012

Os Professores não merecem ...

0 Depoimento(s)

Os Professores não merecem ...
Não merecem ser tratados de modo indigno. Não merecem ser usurpados do fruto do seu labor, plantado e colhido com o suor dos seus rostos. Não merecem ficar sem o pão de cada dia. Pai dá-lhes o pão, hoje! Não merecem ser ignorados na sua dor. Não merecem sofrer calados como se nada estivesse acontecendo. Não, isso eles não merecem: choramos com os que choram.

Não merecem ser vilipendiados por ninguém. Não merecem ser instrumentalizados para eximir da culpa àqueles que deveriam assumir suas responsabilidades. Não merecem ser enganados falaciosamente fazendo-os crer que estão seguros e protegidos. Não, eles não merecem. Não merecem ser abandonados pelo mercenário quando vê vir o lobo.

Definitivamente, eles não merecem ...
Não merecem que injustiça prevaleça. Não merecem que os profetas se calem. Não merecem que os olhos se fechem. Não merecem o silêncio. Não merecem ser silenciados. Não merecem ser abandonados à beira do caminho na estrada para Jericó.

Merecem nosso cuidado, nosso respeito, nosso conforto e nossas lágrimas. Merecem nossas mãos e nossas ações. Merecem, principalmente, a nossa voz a gritar e clamar por justiça.  Até quando!? Eles merecem exercer seu ofício, seu sacerdócio, em paz.

A Verdadeira paz não é somente a falta de tensão, é a presença de justiça.” (Martin Luther King Jr.)

Aos mestres com carinho.

22 de junho de 2012

O Seminário do Sul não vai fechar!!!

2 Depoimento(s)

Por Davidson Pereira de Freitas 
Diretor-geral do Seminário do Sul

Meus amados membros da Comunidade Acadêmica do Seminário do Sul/FABAT e amigos desta Casa,

Alguns comentários têm sido veiculados nas redes sociais sobre o futuro do Seminário do Sul. Muitos irmãos que amam esta casa, como nós amamos, preocupados com as mudanças que já ocorreram e que vão ocorrer, tem perguntado sobre o futuro da nossa Instituição mais que centenária. Por isso, invisto este tempo para fornecer alguns esclarecimentos que podem sanar as dúvidas que tenho identificado. Peço desculpas pelo tamanho deste texto, mas procurei relacionar informações que julgo úteis para a compreensão de todos os interessados.

Louvo a Deus pela vida de cada um que tem se preocupado e se voluntariado para atravessar conosco este período repleto de desafios e emoções.

Vivemos em um contexto diferente daquele instalado quando esta casa foi criada há 104 anos. Os Seminários da Convenção Batista Brasileira, aqueles geridos pela estrutura denominacional, primeiramente o Seminário do Norte (Recife), do Sul (Rio de Janeiro) e posteriormente, o Equatorial (Belém), tinham uma conotação de seminários nacionais, que recebiam, em sua grande maioria, alunos de outras regiões do país. Especificamente em nosso caso, todos os prédios construídos para moradia dos alunos, inclusive o prédio localizado na área que hoje pertence ao Colégio Batista, ficavam lotados de alunos de todas as partes do país e do mundo. A lotação era completa. Atualmente, 38% dos alunos dos cursos regulares, com duração de 4 anos, residem no campus. Somente no Estado do Rio de Janeiro, são identificados cerca de 40 Seminários Batistas e com isso, mesmo alunos que residem na cidade do Rio de Janeiro, nas regiões mais distantes, cujo trajeto demanda longo período de tempo, estão optando por estudarem em outras instituições de ensino, mais próximas de suas residências, igrejas ou trabalho. Com o crescimento da obra batista ao redor do país e a organização das Convenções Estaduais, foram surgindo os Seminários Estaduais que atendem à necessidade de formação ministerial dos campos, mantendo os vocacionados em suas regiões se preparando e trabalhando nas igrejas locais. Em muitos campos, não é possível abrir mão do trabalho destes vocacionados enquanto estão vivendo o momento de formação ministerial, e portanto, não são enviados para instituições mais distantes. Obviamente que este fenômeno reduziu consideravelmente o número de vocacionados de outros estados que são enviados para o Seminário do Sul.

Além disso, grande parte dos alunos que hoje estudam em nossa Instituição tem suas ocupações profissionais ao longo do dia. A demanda pelo curso diurno é quase inexistente. Com o advento da internet e a grande disponibilidade de material via mídia eletrônica, o movimento de pesquisa na biblioteca vem sofrendo considerável redução ao longo do período.
As condições das instalações físicas também são muito limitadas, pois os prédios são antigos e sofreram o desgaste natural da utilização e do tempo. Com isso, o nível de conforto oferecido está aquém das expectativas daqueles que planejam residir no campus. Para que nossas instalações sejam elevadas aos níveis satisfatórios, no que se refere ao ambiente destinado para moradia de alunos, é preciso fazer significativos investimentos para reformas englobando reforma hidráulica, elétrica e de modernização de paredes, banheiros, copas e cozinhas.

Essa nova realidade leva à uma taxa de desocupação elevada das instalações que outrora recebiam alunos no internato. Este fato somado aos altos custos de manutenção da propriedade, impossibilidade de realização de investimentos para modernização das instalações, inclusive das salas de aula que, com pouquíssimas exceções, mantém as características originais de sua construção, nos leva à necessidade de alterações na forma de utilização da propriedade.
Somado a isso, a dívida da instituição com o fisco, com os professores e empregados, assim como com outras organizações da denominação, nos leva à necessidade de venda de parte da propriedade para que seja possível quitar todos os débitos hoje existentes.

A parte da propriedade que está sendo negociada, conforme já anunciado desde 2009, engloba os três prédios destinados à moradia dos alunos casados com filhos – prédios 24, 25 e 26, hoje ocupados somente por 5 famílias que serão transferidas para outras instalações que serão reformadas e adaptadas para recebê-las de maneira digna. A propriedade onde está instalado o Seminário do Sul está registrada em nome da Associação Denominada Batista. A instituição tem com aquela organização, um contrato de comodato que nos permite utilizar a propriedade para a realização de nossa atividade fim: a formação ministerial. Por isso, os recursos a serem pagos pela área a ser vendida, deverão ser depositados em conta bancária daquela organização, que é gerida por nosso Diretor Executivo – Pr Sócrates Oliveira de Souza, servo do Senhor, comprometido com a Obra Batista no Brasil, com reputação ilibada, com longa folha de serviços prestados à nossa denominação e que está completamente comprometido com o desafio de sanear as dívidas da nossa instituição. Além disso, a Assembleia Geral da Convenção Batista Brasileira, reunida na cidade de Foz do Iguaçu, em janeiro de 2012, determinou que os recursos oriundos da venda da propriedade do Seminário do Sul deverão ser utilizados prioritariamente para sanar as dívidas existentes. Vale esclarecer este ponto em função de comentários especulativos acerca da utilização dos recursos da venda da área em negociação.

Esta negociação deve ser definitivamente concluída nos próximos dias e teremos, então, um visão completa dos próximos passos que deveremos dar. Peço a todos que estejam em oração pela conclusão desta etapa da negociação, dando ao Pr Sócrates a direção necessária para as decisões que ele precisa tomar.

Com a subutilização de todo o espaço da propriedade, surgiu o entendimento da liderança denominacional no sentido de criar o tão sonhado Centro Batista que abrigará quase todas as organizações da denominação, à exceção da União Feminina que permanecerá em sua propriedade. Assim, teremos em um mesmo local, a sede da Convenção Batista Brasileira, as sedes das duas Juntas Missionárias – Missões Nacionais e Missões Mundiais e a sede da Juventude Batista Brasileira. Estas organizações virão juntar-se à União de Homens, à Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, à Associação dos Músicos Batistas e Associação dos Diáconos Batistas, cujas sedes hoje já funcionam em nosso campus. Com isso, será criado um grande condomínio no qual todas as organizações assumirão a responsabilidade pela manutenção da propriedade, pela forma de rateio proporcional. Para os batistas brasileiros, será uma grande vantagem poder encontrar quase todas as organizações denominacionais em um mesmo espaço físico.

A estruturação do Centro Batista, seja pela construção de um novo prédio, seja pelo aproveitamento de espaços hoje existentes que demandam reformas, não vai, de forma alguma, impossibilitar o funcionamento do Seminário do Sul. Pelo contrário, vai facilitar ainda mais, pela redução dos custos de manutenção hoje completamente arcados pela instituição. Além disso, os alunos terão a possibilidade de contato direto e próximo com as organizações denominacionais e suas lideranças, o que é extremamente saudável para que se fortaleça os vínculos denominacionais daqueles que estão se preparando para a vida ministerial.

O Seminário do Sul, nestes últimos anos, passou por uma reestruturação, não somente administrativa, mas especialmente de direcionamento da formação que oferece aos alunos. As declarações de visão e missão sofreram alterações que direcionaram ajustes nos cursos oferecidos e nas disciplinas lecionadas, a fim de contribuir para a formação ministerial esperada pelas igrejas que enviam ou recomendam seus membros com vistas a tê-los atuando nos mais diversos ministérios.
Missão
Servir às igrejas batistas atuando na capacitação ministerial dos vocacionados e líderes por elas enviados, a fim de viabilizar sua missão evangelizadora e transformadora do ser humano de forma integral.

Visão
Ser uma instituição de educação ministerial batista, comprometida com a Palavra de Deus, com os princípios denominacionais, com a excelência de um ensino cristão firme e apologético, que  satisfaça às igrejas que desejarem capacitar seus líderes em consonância com nossa confissão de fé e princípios.

Valores
1.      Reconhecimento da soberania de Deus;
2.       Cooperação com a denominação Batista em todos os níveis;
3.      Lealdade aos princípios e doutrinas batistas, para assim vivenciar e difundir os valores e a ética cristã;
4.      Desenvolvimento de um ambiente de comunhão e unidade com o cultivo do convívio social em termos de respeito e cooperação mútuos e formação da consciência crítica em sociedade que preserve o ser humano e sua dignidade;
5.      Busca constante de melhoria da qualidade e da profundidade no ensino, sempre norteado pelos princípios e doutrinas batistas;
6.      Promover uma formação integral da pessoa humana com o desenvolvimento do senso crítico e a autocrítica, sem perda dos valores batistas e legítimos do cristianismo, com foco no aluno e na qualidade acadêmica;
7.      Ética, transparência e integridade em todos os nossos atos;
8.      Respeito à liberdade de pensamento;
9.      Priorização das pessoas em detrimento das coisas com foco no ser humano e sua qualidade de vida;
10.  Preocupação permanente com a satisfação das pessoas que fazem parte da Comunidade Acadêmica do Seminário do Sul;
11.  Qualidade e produtividade acima da média;
12.  Aprendizado contínuo;
13.  Excelência naquilo que fazemos

Atualmente, o STBSB tem recuperado a sua missão de servir às igrejas batistas atuando na capacitação ministerial dos vocacionados e líderes por elas enviados, a fim de viabilizar sua missão evangelizadora e transformadora do ser humano de forma integral. A partir da visão de ser uma instituição de educação ministerial batista, comprometida com a Palavra de Deus, com os princípios denominacionais, com a excelência de um ensino cristão firme e apologético, que satisfaça às igrejas que desejarem capacitar seus líderes em consonância com nossa confissão de fé e princípios. Com sua missão e visão em mente, o STBSB tem oferecido cursos que coadunem a visão ministerial com o alto nível acadêmico. Esta vocação tem trazido alunos ansiosos por formação/atualização ministerial. O ambiente de trabalho, em termos de cooperação mútua dos membros do corpo docente e equipe administrativa, tem contribuído para a continuidade de nossas atividades.

Na reestruturação administrativa os custos têm sido reduzidos significativamente. Contudo, como o nível de inadimplência tem se mantido alto, ainda não temos a capacidade de honrar com todos os compromissos financeiros inerentes à operação. Neste momento, temos quase três meses de salários em atraso, ao mesmo tempo que temos R$ 203 mil de mensalidades do ano de 2012 a receber. Caso tais valores tivessem sido pagos pelos alunos matriculados, estaríamos com nossos compromissos em dia. Se somarmos os R$ 158 mil de mensalidades de 2011 não recebidas no período, além da pontualidade em nossos pagamentos, ainda teríamos fôlego para investimentos de modernização de instalações. Em 18 meses, temos um valor de inadimplência de R$ 361 mil a receber. Significativo valor que teria mudado a nossa realidade. Vejam o gráfico:



Apesar destas dificuldades, não se cogita a hipótese de fechamento da instituição. Estamos aguardando a qualquer momento a publicação no Diário Oficial da União do reconhecimento do Curso de Teologia e poderemos então, oferecer a convalidação dos diplomas de alunos dos cursos livres, significando este fato uma oportunidade de aumento da receita operacional que levará a instituição ao superávit operacional tão sonhado.

Neste momento, precisamos das orações dos batistas brasileiros, precisamos de alunos que venham estudar conosco, precisamos da pontualidade no pagamento daqueles alunos que já estão caminhando conosco, precisamos da participação daqueles que desejarem contribuir para que possamos colocar em dia nossos compromissos.

Esperamos ainda, que neste segundo semestre de 2012, as dívidas mais criticas da instituição sejam sanadas. Isso somado ao fato de estarmos com a estrutura organizacional enxuta, despesas sob controle e novos cursos disponibilizados, nos leva à uma grande expectativa de um ano de 2013 de expansão, equilíbrio e desenvolvimento que viabilizem a longevidade da instituição que tem sido relevante para a formação ministerial.

É fato que temos problemas operacionais para serem resolvidos a curtíssimo prazo, como por exemplo o pagamento dos salários em atraso e a redução da inadimplência. É verdade que a solução do segundo, viabiliza a solução do primeiro. Para tanto, precisamos das orações e ação daqueles que amam esta casa e têm interesse em sua continuidade.

Crendo no poder de Deus, que é o verdadeiro proprietário do Seminário do Sul, olho para o futuro com esperança e gratidão, em primeiro lugar ao nosso Senhor, mas também gratidão a cada membro da equipe do Seminário do Sul que nestes três últimos anos, tem caminhado ao meu lado, com fé, parceria, amizade, determinação, fidelidade ao ministério da docência e amor a Deus e aos alunos que o Senhor nos tem confiado. É um privilégio para mim servir a Deus ao lado de vocês!

O conteúdo desta mensagem pode ser distribuído sem qualquer dificuldade a fim de dirimir dúvidas e evitar que a especulação pelo fechamento do Seminário do Sul tome grandes proporções.

Oremos e marchemos para a glória de Deus!

Em Cristo, o nosso Senhor,


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...