5 de março de 2012

Eu cresci, e agora?

2 Depoimento(s)

Nascer é traumático (1), crescer também dói (2), brincar é importante e questionar amadurece (3). Agora, contudo, chegou a hora de produzir.

A fase adulta começa com o “período de ouro” do ser humano; a juventude. Com ela, nascem também os sonhos e os medos. Sonho com a faculdade e o medo de não conseguir ingressar; sonho de encontrar uma esposa e medo de decepcioná-la; sonho da casa própria e o medo de não conseguir quitar a dívida; e assim por diante. A cada sonho um medo. “O medo é saudável quando não nos paralisa”, diria um amigo.

Mas, olhando para traz percebemos o quanto temos avançado: faculdade, casamento, casa, emprego, filhos etc. Temos progredido com acertos e erros, apesar das nossas incertezas.  E, quer coisa mais incerta do que criar filhos? A fase adulta é a mais longa e mais produtiva da nossa existência. No início, na juventude, temos muita energia e pouca experiência; no final, acontece o inverso.

Na vida cristã muitos estão paralisados pelo medo. Crentes incapazes de realizarem os seus sonhos e incapazes de realizarem os sonhos de Deus. São homens e mulheres desperdiçando, simplesmente, a fase mais produtiva da vida cristã: a maturidade. O apóstolo Paulo nos lembra: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento” (I Coríntios 14.20). Cristãos com medo de enfrentar os desafios naturais da vida cristã. Gente que opta por fugir dos riscos e desafios da vida se escondendo nas fases mais fáceis da vida cristã: a infância e a adolescência. Agindo assim, eles deixam de experimentar aquilo que chamamos de "vida plena" com o Senhor.

Chega de meninice (sem ser mal humorado)! É tempo de sonhar. Sonhar com o ide, com os campos brancos, de sonhar com os “filhos na fé”. E o tempo é o hoje, e o momento é o agora. “Esta geração só pode evangelizar esta geração” já dizia Oswald Smith. Assim como vamos ao trabalho todos os dias também assim também façamos na vida cristã todos os dias. A oração é o café da manhã e a Palavra o almoço que refaz as nossas forças: todos os dias.

Nos tornemos mais sábios a cada dia e mais confiantes a cada desafio superado. Superemos os medos mantendo o foco no alvo que é Cristo. Cumpramos nossa missão seguindo sempre em frente e deixando para trás as tolices das fases passadas. Já é tempo de dar frutos, já tempo de ser sal e luz neste mundo que nos têm observado. Façamos, pois, a diferença. Ou como diria mamãe: "cresça e apareça!"

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. (Hebreus 12.1,2)

Em que fase você está? É um bebezinho frágil? É uma criança que chora? Será que sua vida é uma eterna brincadeira ou ela é um eterno questionamento infundado? Em que fase você está? Todos passam por estas fases na vida cristã. Até mesmo o apóstolo Paulo.

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". (Coríntios 13.11)

Como eu disse, passam!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...