29 de janeiro de 2012

A sétima igreja nossa de cada dia

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Começo fazendo uma pergunta direta: A omissão é pecado, você sabia?
O Apóstolo Paulo avisou: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). Nada mais direto.

O convite não é para uma vida de benesses e favores dos valores que o mundo (a sociedade) oferece. É um convite para vivermos de outra forma (ou segundo outra “fôrma”). Nosso molde é Jesus e não o mundo. Em sua oração Jesus disse a nosso respeito “Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (João 17.16).  Portanto, não somos deste mundo porque já estamos em Cristo. Se não Ele não é deste mundo também não somos, nós.

Ora, se ainda estamos no mundo deve haver alguma razão. Primeiro estamos no mundo para sermos transformados experimentado uma nova vida (renovação) daquilo que antes conhecíamos (entendimento). Este conjunto não moldar-se, renovar e conhecer nos leva a cumprir o desejo de Deus. Conhecer qual seja a Sua boa, agradável e perfeita vontade.

Em segundo lugar, estamos no mundo para fazermos a diferença nele. A oração de Jesus foi: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal” (João 17.15). Isso implica que devemos nos ocupar dele e devemos fazer a diferença sem, contudo, nos moldarmos a ele.

O que nos leva a Laodicéia a sétima igreja da Ásia. Laodicéia era morna, ou seja, não fazia diferença, não se posicionava, não ela luz nem sal. Tal atitude causava anseia de vômito no Senhor. “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca” (Apocalipse 3.16). Uma igreja rica conquanto aos olhos de Deus ela era miserável (v. 17). Laodicéia, precisava se arrepender, pois estava pobre, nua e cega (v. 18).

Laodicéia, uma igreja cujo Senhor estava do lado de fora batendo na esperança de que alguém ouvisse – uma igreja surda. E, ouvindo alguém, quem sabe abrisse a porta deixando entrar o verdadeiro dono de igreja. O Senhor Jesus Cristo (v. 19).

Laodicéia, Laodicéia, não olhe para as tuas riquezas, pois és miserável, abra os olhos, pois estás cega abra os ouvidos, pois estás surda. Laodicéia, abra a porta, pois o Senhor deseja cear contigo. Acorda Laodicéia! Tens sido morna negociando com o mundo e com Deus. Não te omitas, antes, seja como o Mestre: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9.5). Laodicéia, Laodicéia, esta missão também é minha e também é vossa. “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14). Portanto, faça a diferença e seja diferente, caso contrário o Senhor te vomitará.

14 de janeiro de 2012

Pornô gospel, isso existe?

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A cada dia torna-se mais comum encontrar dentro das igrejas práticas antes, por ela, abominada. Os muitos tabus no meio evangélico acabam por criar tensões que ferem os crentes com culpas e acusações. Por outro lado introduzir no seio da igreja toda e qualquer prática também vem a descaracterizar a igreja de Cristo na sua identidade e o seu diferencial na sociedade.

Nesta dicotomia a pergunta é o que pode e o que não pode dentro do corpo de Cristo?

De um modo muito bem elaborado li um artigo sobre a confecção da linha de filmes do tipo “pornô gospel” cuja proposta é ensinar aos crentes a prática da relação a dois. Bem, que isso é um tabu entre nós, isso é, mas chamou-me atenção a associação de dois termos contidos nas palavras sexo e “pornô”.

Pornô é uma simplificação de pornografia e assim como a palavra sexo ela existe na Bíblia. Pornografia vem do grego porneia cujo significado está ligado a imoralidade sexual. Em 1 Co 6.9 (ou 10  dependendo da sua Bíblia) lemos:   “Não erreis: nem os devassos (pornoi), nem os idólatras, nem os adúlteros ... nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.  Já em Mateus 21.31b “... Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes (pornai) entram adiante de vós no reino de Deus”.

Portanto, seja no masculino, seja no feminino, na Bíblia pornô está sempre ligada a imoralidade sexual, a prostituição e a devassidão. Este é também o sentido que encontramos para a palavra no dicionário.

Seria muito bom lermos mais e melhor a Bíblia. Descobriríamos em Cantares toda paixão e cumplicidade que deve haver dentro do casamento entre o esposo (o amado) e a esposa (a Sulamita). Isso acabaria com tantos tabus entre nós.

Ler mais e melhor evitaria “justificar” a exposição da relação, que deve ser restrita ao casal, como um modo de ajudar outros casais cristãos.

Ler mais e melhor traria luz a esta tentativa de associar duas palavras (ideias) contraditórias entre si segundo “bases bíblicas” ao introduzir-se a palavra "gospel". Não existe nenhuma base para isso. Não na minha Bíblia.

O sexo é aprovado por Deus a imoralidade, a prostituição e a devassidão não são.
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